À: ADMINISTRADORA DO CACUACO
C/C: GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA.
 
LUANDA
 
 ASSUNTO: Energia eléctrica

Nós moradores da comuna do kikolo, município do Cacuaco-bairro Ndala-Muleba/Sucanor, situado entre a Sucanor e a Soares da Costa.


Vimos através deste, expressar o nosso descontentamento face á situação precária de distribuição elétrica.  Temos a informar que o bairro nunca teve a energia da Edel desde o surgimento deste bairro. Como alternativa, apareceu o Sr. Mateus Miguel proprietário duma empresa com o mesmo nome, que tem um PT. Privado com numero: PT n. 960 ou 535. Localizado bem próximo do largo da Sucanor, o mesmo abastece o bairro com muitas dificuldades, ou seja, estamos mais tempo sem energia nas nossas casas e, por conseguinte, somos obrigados a pagar aquilo que não consumimos porque o mesmo PT não tem capacidade para abastecer o bairro, os cortes são constantes e quando há energia, os electromesticos não funcionam, mesmo assim temos que pagar 4.000 kz (quatro mil kuanzas) em cada dois meses.


O que não percebemos é o facto de que em 2008 os Chineses estavam a plantar postes e passar cabos nos arredores do bairro, e não terem chegado às ruas que estão mais no interior do bairro. Curiosamente a rede passada pelos Chinês terminou nos limites deste mesmo PT privado, tanto dum lado como do outro, apenas chegaram até linha férrea e na fronteira entre o bairro Fabimor e o interior do bairro Sucanor.


Na pagina oficial do governo provincial de Luanda, está publicado alguns projectos de âmbito social de cada município, mas infelizmente, o nosso bairro, nunca foi tido nem achado quanto a essa questão de energia, talvez porque o dono deste PT privada seja um general segundo alguns moradores. De acordo o projecto publicado na pagina do GPL que pode ser consultado neste endereço:


http://www.gpl.gv.ao/Usuario/FormulariosMenu/Municipios.aspx, consta que para o bairro Ndala Muleba, há sete PTs (postes de transformação) em construção. O que não corresponde com a verdade, pois desconhecemos os lugares onde os mesmos estão sendo construído.


Lembramos este projecto na pagina do GLP, está postado a mais de dois anos. Gostaríamos saber junto da administradora do Cacuaco o paradeiro dos mesmos.   Por isso, no âmbito do projecto de electrificação da periferia, pedimos a quem de direito no sentido de resolver essa questão uma vez que, a subestação da Mulemba está a poucos kilometros do bairro Ndala Mulemba.


Mais uma vez pedimos a Edel/ENE que venham retirar o PT n. 960 ou 535, do bairro porque apenas está a trazer mais consequência do que benefícios. Já fomos administração do Cacuaco e a situação continua na mesma.

Em anexo está o projecto do município do Cacuaco retirado da pagina do GPL.

Luanda aos, 6 de Junho de 2012


Os moradores do bairro Ndala Muleba/Sucanor-Kikolo.