Kuito - O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, confirmou nesta sexta-feira, 08, na cidade do Kuito, o encerramento da Universidade Deolinda Rodrigues – que começou a funcionar apenas neste ano lectivo (2012) – por não reunir os requisitos exigidos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.


Fonte: Angop

Falando à imprensa, explicou que, além de não reunir os pressupostos exigidos pelo sector de tutela, o governo local e outras instituições ligadas à formação superior, verifica-se indícios de burla e má fé por parte daquela instituição.


Precisou que a Universidade Deolinda Rodrigues “não possui infra-estruturas de ensino, carece de indicadores científicos meritórios de uma instituição de ensino superior credível, capaz de formar homens que contribuam para o progresso da região, em particular da população. “Pelo que se sabe, sublinhou o governante, a universidade tem apenas a autorização para funcionar nas províncias de Luanda e Bengo.”


Acrescentou que a mesma manter-se-á encerrada até que a apresente documentos e projectos convincentes, que permite o funcionamento lícito e que resulte na formação de quadros com qualidade para bem do país e do Bié em particular.


Lamentou o comportamento dos cidadãos, que mesmo estando informados continuam a frequentar as aulas naquela instituição de ensino superior. "É verdade que as vezes a necessidade cega as pessoas e o dinheiro perde o seu verdadeiro valor, chega a pagar ou a comprar o inexistente, a responsabilidade nesse caso não será do governo provincial", reafirmou.