Lisboa - Isabel dos Santos chegou a acordo com a Caixa Geral de Depósitos para comprar a participação de 10,88% que o banco público detém na Zon, confirmou o 'CM' junto de fonte próxima do negócio que deberá ser comunicado em breve ao mercado.


Fonte: CM


A operação será feita por 2,60 euros por acção (cerca de 87,4 milhões de euros), o que significa uma subida de 0,10 euros em relação ao preço que a empresária pagou recentemente à Cinveste, que detinha 2,82% da operadora.


Desta forma, a empresária angolana passa a deter 28,72% da operadora de telecomunicações, aproximando-se dos 33% do capital, percentagem a partir do qual será obrigada a lançar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).


Para ultrapassar esse valor bastaria, por exemplo, comprar a posição do BPI, que controla 7,55% da Zon.

De recordar que Isabel dos Santos também reforçou recentemente a sua posição neste banco, onde tem já quase 20% do capital.


De recordar que Isabel dos Santos pretende reforçar a internacionalização da Zon, que já está em Angola e Moçambique através da Zap. Nesta empresa, 70% do capital é de Isabel dos Santos e 30% da Zon. Como o CM revelou em primeira mão, a Venezuela deverá ser o próximo destino.


Na sessão desta segunda-feira os títulos da Zon desceram 1,86% para dois euros