Luanda -   O funeral é uma cerimónia, religiosa ou não, tradicionalmente adoptada para a despedida de um ente querido logo após da sua morte. Terminando o funeral,  com o enterro do corpo.


Fonte: Club-k.net

 

É de realçar, que nos últimos anos, em Angola, muitos dos funerais tendem a transformarem-se numa espécie de festa, como se fosse, quando o clube Kabuscorp do palanca vence o petro atlético de Luanda ou o 1º de Agosto. Onde o respeito e o sentimento ao ente querido já não se faz sentir no verdadeiro sentido da palavra, visto que em alguns casos o pensamento está direccionado aos bens que o de cuiu deixou.

 

Numa cerimónia destas, apesar de todo o sofrimento que existe, nem sempre quem assiste sabe o que dizer, o que fazer, como se vestir ou como se deve comportar. Existem inúmeras dúvidas para quem se encontra com quem está a sofrer.


               Já não se respeita como no passado o ente querido, muitos não se vestem de acordo com o momento, aparecendo com roupas demasiadas coloridas, com musicas altas nos carros, a gritarem é ʻpiza pizaʼ, pendurados nas janelas dos carros, alguns de troncos desnudos, um número elevado de motoqueiros a fazerem espectáculos durante o funeral, levantando os pneus das motorizadas, outros a fazerem papel de transito a interditarem certas vias.

                As pessoas já não respeitam as campas dos defuntos, muitos passam sobre as mesmas, outros falam ao telefone, consumem bebidas alcoólicas durante o enterro e por fim brigam.


             Neste momento, o desejo de minimizar a dor e dar conforto são grandes, mas nem sempre é claro o que se pode ou deve fazer. Saiba o que fazer, dizer e o que não dizer a alguém que sofre uma perda irreparavel que espera receber condolências.


             Após o enterro surge a outra fase que muitos gostam que é a de comes e bebes, que actualmente em muitos óbitos é o melhor momento, onde certas pessoas saem completamente embriagados... Isto é doloroso, onde está o respeito e o sentimento? Faz-me recordar a três anos num óbito de alguém de trato social acima da média, em que depois do enterro, não havia comes e bebes, e muitos comentavam dizendo, ʻestá família é agarrada, tanto dinheiro que ele tinhaʼ...
 

Um sinal de demonstração de respeito é vestir-se bem. Para um homem, vesta o seu melhor fato escuro (preto, cinza, azul escuro), complementado por uma gravata escura.


Uma mulher pode vestir um bom fato ou vestido de comprimento adequado (abaixo do joelho) em tons escuros. Não use jeans, ténis ou roupas decotadas. Evite as conversas sociais, mesmo que estejam muitos amigos seus presentes no funeral, ou pessoas que conheça, evite conversar sobre assuntos que não dizem respeito a esse momento.


Cumprimente as pessoas e remeta-se respeitosamente ao silêncio. Depois de dadas as condolências a quem deve, não deve ficar a conversar com outras pessoas que também foram prestar as suas condolências, nem que seja sobre quem faleceu.


Um funeral embora seja uma ocasião social não é propriamente um momento para conviver, é um momento de seriedade, respeito e consideração.


Por isso, para evitar a pratica de comportamentos não desejáveis nos funerais, é necessário que as pessoas de direito em parceria de outras instituições elaborem leis exequíveis que possam regular estes actos que não dignificam em nada a cultura angolana, contribuem cada vez mais, para a decadência dos valores morais, numa altura em que varias instituições lutam para o resgate dos valores mais nobres que nos foram transmitidos pelos nossos antepassados.


Contudo, não há sociedade que viva ou sobreviva sem as suas instituições. Cabe a cada instituição dar o seu máximo para que a sociedade angolana possa seguir rumo a reconquista de valores que tanta falta faz para uma vida estável em termo morais e contribui para realização de funerais compatíveis com a cultura angolana.
                

José zangue dos santos                                                      acivista civico