Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, já autorizou a passagem à reforma do almirante Mendes de Carvalho, candidato de um partido da oposição nas próximas eleições gerais em Angola. "A informação foi dada hoje de manhã, e o documento entregue pessoalmente, pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Sachipengo Nunda", disse à fonte da direção política da CASA-CE.


Fonte: Lusa

Na quinta-feira última, o líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, exigiu em conferência de imprensa que José Eduardo dos Santos, na qualidade de Comandante-em-Chefe das FAA, deferisse sem demoras o pedido de passagem à reforma apresentado há cerca de três semanas pelo almirante André Gaspar Mendes de Carvalho. O agora oficial na reforma é o candidato da CASA-CE à Presidência da República, ao lado de Abel Chivukuvuku.


Na ocasião, Chivukuvuku teceu duras críticas ao que considerou ser uma situação de "dois pesos e duas medidas", porquanto o MPLA, terá nas suas listas de candidatos a deputados militares cuja passagem à reforma nunca foi divulgada publicamente. A indicação do almirante André Gaspar Mendes de Carvalho como candidato da CASA-CE a vice-PR constituiu a maior surpresa até agora no período pré-eleitoral em Angola.


Militar prestigiado e respeitado nas FAA, é filho do escritor Uanhenga Xitu, nome em Kimbundu de Agostinho André Mendes de Carvalho, um dos mais reputados nacionalistas angolanos que, ao serviço do MPLA, foi ministro da Saúde e deputado.


Angola vai a votos no próximo dia 31 de agosto, para eleger 220 deputados, 130 dos quais serão eleitos na lista pelo círculo nacional, devendo os dois primeiros nomes da referida lista corresponder aos futuros Presidente e Vice-Presidente da República, conforme estipula a nova Constituição angolana.