Luanda - Senhor Director do Jornal de Angola

Cada um defende a sua dama como entende, e conta as histórias que acha melhor para que a sua dama lhe dê atenção. E o senhor tem essa função, dia atrás de dia, mês sobre mês – defender o que não é defensável, mostrar o que é invisível, acreditar no que já ninguém acredita.


Permita no entanto que o aconselhe um pouco. Se voltar a ler com atenção os manuais herdados e baseados nas teorias de Goebbels, aqueles mesmo em que se diz que uma mentira contada cem vezes passa a ser verdade, descobrirá que essa teoria tem diversos “ses”. A mentira a contar tem de se basear numa meia verdade, as pessoas tem de querer acreditar nela e não poderá ser desmentida facilmente.


Pois é sr. Director não seguiu nenhuma dessas regras quando “descobriu” um milhão de pessoas no comício do Mpla no Estádio da Cidadela e no seu parqueamento. O resultado por enquanto foi o ridículo a que se expôs, a risada de todos s que o leram. Mas no futuro essas suas “descobertas” terão outros resultados. Sabe quais:


1. O que é que o sr. Director vai responder quando os seus filhos lhe perguntarem “Pai onde estava o tal milhão de pessoas num parque onde não cabem 50 mil ?


2. Ou quando lhe perguntarem na rua “Ei director que ruas eram essas, onde ninguém viu multidões mas apenas piquetes de Mpla perturbando o trânsito, tentando arregimentar militantes e passantes, com promessas de dinheiro e álcool fácil.


Sabe sr. Director, se quisermos comparar a área onde a UNITA e observadores contaram meio milhão de pessoas e a área onde o sr. descobriu um milhão de entusiásticos militantes, facilmente descobrimos que a segunda área é menor que a primeira e portante esses tais militante do seu Mpla devem ter estado encavalitados aos ombros um dos outros para se conseguirem meter numa tão pequena área.


Mas depois há as provas factuais, as fotos, os filmes. Onde estão?


As de verdade, não aquelas de angulo fechado,ou de comícios e festas passadas.
A UNITA difundiu nos seus sites, e os jovens nas redes sociais centenas de fotos e filmes do dia 19 de Maio. É verdade que no seu jornal não vimos nenhuma. Mas e as fotos do seu comício do dia 23. As de verdade, onde estão. Mostre-nos uma foto de plano aberto, deve ser fácil de mostrar, uma foto tirada por exemplo do cimo do Estádio e visando o seu parqueamento. Assim poderíamos pensar que nos enganámos quando passámos por lá e não vimos ninguém.


Sr. Director há uma altura em que devemos questionar se a vida que temos irá continuar. Acho que se devia questionar sobre isso. Até quando acha que esta situação vai durar? Quantas ditaduras na História se mantiveram mais de 30 anos?  Olhe à sua volta. Veja o que aconteceu na Tunísia, no Egipto, na Líbia, na Síria, na Costa do Marfim, no Quénia, no Zimbabwe. Pense nesses países e no que aconteceu e está a acontecer aos seus ditadores e aos seus defensores. É altura de pensar no seu futuro sr. Director, compre uns óculos.

Cumprimentos


Victor Xingue