Cazengo – Aberração ou imoralidade? Parece não ser as palavras ideais para definir este tipo de acção “diabólica” praticada diariamente contra as mulheres em toda parte do mundo. Na verdade, esta prática maliciosa continua, cada vez mais, a tomar corpo no nosso país, enquanto os órgãos competentes continuam, na maior das calmas, a piscarem os olhos.


Fonte: Club-k.net

No último fim-de-semana, mais duas senhoras camponesas (de 55 e 77 anos de idade), ainda por identificar, foram abusadas sexualmente, e posteriormente, mortas de forma violenta a catanadas por desconhecidos quando se dirigiam à lavra no município do Cazengo, província do Kwanza Norte.


O crime faz parte dos 23 crimes de natureza diversa registados pelo Comando Provincial da Polícia Nacional, de 18 a 24 do mês corrente, ocorreu no morro 1.014 que é considerado o ponto mais alto daquela circunscrição, é tipificado como homicídio voluntário qualificado sob pena de maior de oito a 24 anos.


Fonte policial deste portal avançou que dentre os crimes assinalados, 20 delitos foram esclarecidos. “Os municípios de Cazengo e Kambambe, com 19 e dois crimes cada um, foram os que mais delitos registaram no período em análise”, precisou. Das ocorrências foram registadas nove ofensas corporais, três furtos, dois roubos, um homicídio voluntário e dois casos de posse e venda de estupefaciente, que culminaram com a detenção de 14 cidadãos, acusados de envolvimento em práticas criminosas.


Por outro lado, na província do Moxico a polícia local deteve um total de 775 cidadãos, em 2011, por presumíveis práticas de 753 crimes de natureza diversa. A informação foi revelada pelo delegado provincial do Ministério do Interior, comissário Felipe Barros Espanhol, tendo sublinhado que os delitos foram classificados em homicídios voluntários, ofensas corporais graves e simples.


Referiu que fazem ainda parte dos delitos registados no período em análise roubos, furtos, burlas, ameaças com armas de fogo, violação de menores, invasão de privacidade, entre outros casos. “Muitos destes crimes foram motivados pela crença no feiticismo, questões passionais, desavenças familiares e degradação de valores cívicos e morais”, esclareceu.