Luena – O Tribunal da Região Militar Leste condenou na última quarta-feira, no Luena, província do Moxico, dois efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), a pena de dois anos de prisão maior, por crime de deserção. Trata-se dos soldados Tiago Lucas e Eurico Manuel, 29 e 38 anos de idade, respectivamente, antes pertencentes à companhia de inteligência militar operativa do comando leste.


Fonte: Angop

O juiz presidente do Tribunal Militar Leste, coronel Domingos Luís Neto, disse no acto da sentença que os réus ora condenados abandonaram durante 45 dias as respectivas unidades sem autorização prévia dos superiores hierárquicos.


Segundo referiu, citando a lei dos crimes militares, acima de dez dias de ausência, o militar é considerado desertor, razão pela qual, foram aplicadas as respectivas penas, desencorajando os demais militares a enveredarem por esta via.


Na terça-feira última, o mesmo tribunal condenou igualmente, dois primeiro cabo, Francisco Carlos Manuel e Figano Manuel, pertencentes à 72ª brigada de Infantaria e Motorizada, a pena de dois anos de prisão maior, pela prática da mesma infracção “deserção”. O tribunal da região militar Leste compreende as províncias do Moxico, lundas Norte e Sul.