Luanda – A organização Saneamento Esperança, ala juvenil da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA), propõe às agências publicitárias o aumento das tarifas nos anúncios sobre bebidas alcoólicas, a fim de ver reduzido o nível de consumo de álcool no país. A proposta consta do comunicado final do Fórum Provincial sobre Drogas, Alcoolismo e Delinquência, apresentado durante a cerimónia de encerramento do encontro, realizado no final da tarde deste sábado, em Luanda, após dois dias de intensos debates em torno das três temáticas.


Fonte: Angop

No comunicado, os participantes propuseram a adopção de medidas rigorosas para impedir o acesso às bebidas alcoólicas, bem como o agravamento das leis inerentes ao consumo excessivo de álcool. “Após várias horas de intensa reflexão, concluiu-se que algumas festas públicas deviam ser confrontadas por alguma legislação, no sentido de melhor controla-las, pois sabe-se que elas constituem o principal foco da promoção da embriagues”, refere o esboço.


Alguns modelos de comunicação, como a música, o teatro, a dança e as redes sociais, também foram apontados pelo grupo, como sendo mecanismos eficazes para alcançar os toxicodependentes e passar informações sobre processos de reabilitação e formas de reintegração social. Os reflexos das discussões do fórum alcançaram igualmente o programa de educação familiar, pelo que constou no comunicado como um antídoto contra a perda dos valores morais e cívicos, e um “calmante” as iniciativas de delinquência juvenil.


Sob o lema “Façamos da Juventude o Alicerce Firme da Nação”, o encontro teve início nesta sexta-feira e contou com a participação de representantes do Ministério do Interior, da Unicef Angola, do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, bem como a de jovens ligados a diversos crédulos religiosos.