Na reunião do Bureau Político, coordenada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, foram indicados os nomes de João Manuel Gonçalves Lourenço e Joana Lina Ramos Baptista para 1º e 2º vice-presidentes do parlamento, respectivamente.
Os deputados Carlos Magalhães e Emília Carlota Celestino Dias serão 1º e 2º secretários da mesa, enquanto para presidente da bancada parlamentar do MPLA foi indigitado Bornito de Sousa Baltazar Diogo.

O Bureau Politico aprovou igualmente a composição da lista para a Comissão Permanente, constando os deputados Fernando da Piedade Dias dos Santos, João Manuel Gonçalves Lourenço, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, João de Almeida Azevedo Martins, Norberto Fernando dos Santos, Carlos Aberto Ferreira Pinto, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Ana Paula Inês Luís Dala Fernando, Cândida Maria Narciso, Maria de Assunção Vaikeny do Rosário e Francisco de Castro Maria.

Como suplentes foram propostos Pedro Diavova, Madalena Narciso, Irene Alexandre da Silva Neto, Francisco Ramos da Cruz, Luís Reis Pedro Conga, Marta Beatriz do Carmo Sungo, Leonora de Morais, Ângela Bragança e Tomás Simão da Silva.

Conhecido como “Nandó”, Fernando da Piedade Dias dos Santos, 56 anos, natural de Luanda, exerce as funções de primeiro-ministro desde 2002. Anteriormente, foi comandante geral da Policia Nacional, vice-ministro do Interior, acumulando este cargo com o de chefe dos Servicos de Informação, e ministro do Interior.

O MPLA venceu as eleições legislativas de 5 de Setembro corrente, em que obteve 5.266.216 votos (81,64 porcento), ficando com 191 dos 220 lugares na Assembleia Nacional.

Fonte: Angop