Sumbe - O departamento provincial da saúde pública e controlo de endemias no Kwanza Sul registou de Janeiro a Maio último um aumento de seis mil e 770 casos de malária. Em declarações à imprensa, o supervisor provincial do programa de controlo desta enfermidade, Agostinho Madeira, disse que os casos passaram de 41 mil e 521 em 2011 para 48 mil e 291 casos diagnosticados actuais. Como consequência, o departamento registou 246 óbitos.


Fonte: Angop

Adiantou que os municípios do Sumbe, Porto Amboim e Amboim são os tiveram maiores casos diagnosticados. O sector tem distribuído mosquiteiros e realizado campanhas de sensibilização junto da população, no sentido de combater o lixo e as águas paradas, por forma a diminuir o índice de casos na província. Cerca de 40 activistas trabalham junto das comunidades na sensibilização da população, visando a prevenção.


Agostinho Madeira fez saber igualmente que contam para empreitada com os apoios de Ongs, associações e pessoas singulares, que têm dado o seu contributo com a distribuição de mosquiteiros e a realização de palestras e campanhas onde orientam e explicam os procedimentos que devem seguir para se prevenirem da malária. Aconselhou a população a procurar as unidades sanitárias em caso de suspeitas da doença e desta forma evitar a auto medicação, por ser perigosa e pode levar à morte.