Luanda - A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante. Sun Tzu - “ Arte da Guerra”
 

Fonte: Club-k.net


“Dupla Mendes de Carvalho, aterrorizam MPLA e dão exemplo de puro Patriotismo”.- Notícia de capa do portal Angola24horas.com


Sou forçado pelas circunstâncias a comentar esta notícia, que me pareceu um exagero á toda linha.


A dupla Mendes de Carvalho, de maneira nenhuma aterrorizou ou deixou aterrorizada o MPLA-JES, pelo simples facto de que, apenas um deles o General Pakas (Pessoa que muito respeito e admiro) fazer política relevante á algum tempo, pois o Almirante Miau, não estava enquadrado em nenhuma estrutura política do MPLA-JES, pois a sua condição de militar assim pelo menos oficialmente o impedia, aliás ele próprio o disse, “deixei de ser militante do MPLA a cerca de 25 anos”.


Então que terror? A não ser, por a referida dupla serem filhos de um histórico do MPLA, já rotulado para que se lhe impingisse maior monta, de fundador ou um dos fundadores do MPLA, que em abono da verdade não corresponde com a realidade, quando se sabe que a vida política do venerável ancião Mendes de Carvalho, ter iniciado ainda no início da juventude, não o foi no MPLA.

Ora, pessoalmente não vejo na dupla acima mencionada, terem exercido nenhuma função de vulto dentro do MPLA-JES e que tivesse deixado esta formação partidária de “tangas”, a não ser que, referindo-se ao Almirante Miau, relevem o facto de ter sido vice-ministro da defesa (ou Diretor Nacional) para os assuntos internacional.


Ora, muito antes de se verificar a deserção entre aspas, (não concordo que tenha sido uma deserção, porque o AM solicitou legalmente a sua passagem a reserva, e Pakas afirmar que continua sendo militante do M), um ilustre senhor da politica Angolana, deixou, ou melhor, recusou-se continuar Lamber as botas de JES, este sim, foi um verdadeiro senhor da politica dentro do MPLA, atingiu o mais alto cargo do MPLA-JES a seguir a do presidente (Secretario Geral), e no âmbito governamental ou do executivo do MPLA-JES, atingiu de igual modo ao mais alto pendão, logo imediatamente abaixo do PR (Primeiro Ministro), estou-me referindo sim, do Dr. Marcolino Moco.


A semelhança, da dupla Mendes de Carvalho, Marcolino Moco (MM) continua militante do MPLA, recusa expressamente militância no MPLA-JES (M subserviente aos caprichos de JES), do qual distanciou-se e tem vindo denunciar sistemática e corajosamente posições inolvidavelmente questionáveis de JES e de seu executivo.


No que se refere a denúncias, e pronunciamentos (mais uma vez saliento o meu respeito pelo General Pakas), nenhum deles o fez da envergadura e dimensão das denúncias de MM, deste último são consideradas heroicas e oportunas se o posicionarmos no tempo e no espaço (o contexto) em que tais pronunciamentos foram proferidos, o que valeu ao seu autor, isto é ao MM, verdadeiros dissabores e algumas ameaças veladas de morte a mistura, vindas de figurões de proa do MPLA-JES. MM desistiu de defender a verdade e deixar de coabitar com a verdade? NUNCA!


MM quando, nenhum dos chamados hoje “Grandes da política” a tal se atreveram, a título individual, veio ao Lubango e tomou posição inequívoca contra as demolições protagonizadas pelo governante do MPLA-JES, e muito recentemente fez deste tema, um importante trabalho político público, para benefício de quem?

Em momento nenhum MM comeu do prato de Belzebu (representado por Isaac dos Diabos) e do prato de Deus (o plebeu-vitima), com a humildade dos corajosos Patriotas, continuou fiel aos seus princípios, não pondo a venda a sua dignidade.

Falando de denúncias, antes de MM ou posteriormente aparceirando (se assim se pode dizer) com MM, um HEROICO cidadão deste país trabalhando “a solo”, arriscando a sua vida e da sua família, abdicou de uma vida folgada junto do regime, sacrificando o “pão dos filhos”, fez denúncias que de fato molestaram gravemente o MPLA-JES, e aí sim, uma onda de terror invadiu o MPLA-JES, inúmeras vezes escapou da morte por um fio de cabelo, a última intervenção pública deste HEROI foi quando arriscou a sua liberdade para recolher depoimentos a quando das demolições criminosas do executivo do MPLA-JES na Cabaia/Luanda, praticadas a coberto da noite e protegido por efetivos da policia, fortemente armados – fato que muitos políticos passaram por alto - sabem quem é este cidadão, ou melhor de quem estou “Falando”?

Rafael Marques de Morais (RM). E vou citar apenas a título de exemplo, duas obras do RM nas quais contêm gravíssimas denúncias contra o MPLA-JES e o seu criminoso regime, efetuadas num contexto dificílima do País, quando ninguém se “atrevia” a autodenominar-se de SALVAÇÂO de coisa nenhuma;

Presidência da Republica-epicentro da corrupção em Angola – um hino á luta contra a corrupção no mais alto escalão do Estado e governo Angolano - e Diamantes de Sangue. Neste ultimo, RM denunciou inclusive que grande parte da classe de oficiais generais das FAA, são criminosos puros e brutos, contribuem não só para a delapidação do nosso erário público como com a prática de assassinatos, torturas a boa moda colonial-Hitleriana. Então?!

RM e MM sim constituem a verdadeira dupla que aterrorizaram o MPLA-JES e desminaram corajosamente – arriscando literalmente suas vidas – e demonstrando um verdadeiro amor a Pátria, desbravaram com as suas mentes e mãos, a vereda que nós hoje trilhamos – que alguns pretensamente dizem ser os percursores - para a busca da verdade; inquestionavelmente UM VERDADEIRO EXEMPLO DE PATRIOTISMO E ALTRUISMO.

Ora! Nas declarações do Almirante Miau (AM), houve alguma novidade que já não tivéssemos ouvido antes, de todos os quadrantes da vida política nacional? Hoje até uma criança sabe e comenta que; JES é gatuno, corrupto e que se esconde debaixo das saias do MPLA-JES.

O que precisávamos ouvir do ex-alto dirigente do Ministério da Defesa Nacional (MINDEF);

       A intervenção das FAA no Cote-D’ivoire, e o negócio da intervenção militar na “vizinha” Guiné-Bissau, e do abandono dos corpos dos nossos “rapazes” a quando da invasão nos dois congos, as famílias até hoje ainda esperam por ELES.

       Do bolão do empréstimo Chinês e o ‘parceiramento’ entre a Máfia Chinesa e a Máfia Angolana.

       Miau tinha de se pronunciar sobre; como as grandes jogadas de compras de armas são feitas e como apareceu o Pierre Falcone, Francês-Brasileiro-Angolano o autor do Angolagate no solo Francês e como é HOJE proprietário (sócio de Manuel Vicente, Kopelipa e General Dino) da centralidade do Kilamba-kiaxi, bem como do seu companheiro Russo-Francês-Israelita Arkady Gaydamak socio das Damas dos Santos.

       Miau não Denunciou a existência de milhares de fantasmas nas folhas de salários das FAA, e quem delas beneficia. Não denunciou a Máfia na caixa social das FAA e não disse quem beneficia, com a Logística militar (órgão onde serviu Bento Kangamba e o tornou rico) verdadeiro filão dos Generais, a Logística das FAA é o epicentro da atividade da MÀFIA nas FAA.

       Precisávamos de um pronunciamento enérgico e vigoroso do Almirante a favor dos ex-militares, sobretudo da defesa dos ex-UGP desaparecidos e exigir a sua libertação imediata. Miau não comentou a reforma multimilionária dos generais das FAA e como o General Fernando Araújo (sócio de Falcone) é dos mais ricos entre os generais.

Se tal fosse feito de forma aberta e clara, aí sim, o AM estaria a aterrorizar o MPLA-JES, quanto ao resto é blá-blá-blá sem efeito nenhum, apenas para boi dormir.

E os estandartes do regime sabem que AM, nunca vai pôr a boca no trombone (para que o País não acorde no dia seguinte;- como ameaçou outro General), por isso a luta continua, isto é a confraternização entre os antigos camaradas continua… antigos?!.. NÃO, continua atual, e a visita no Lubango, assim o disse.

Os jovens Revu’s – Libertador, Casimiro e Luaty entre outros – causaram mais dano a imagem da ditadura, do que a dupla Mendes de Carvalho, esta dupla constituem o resultado inolvidável do trabalho e do sacrifício dos verdadeiros heróis apontados neste artigo, e que de fato aterrorizaram o MPLA-JES.

Não é menos verdade que todos queremos a saída de uma vez por todas de JES, mas por favor, CAUTELA para não substituirmos por distração o Porco por Javali, como disse alguém algures. Porem toda beliscadela na fortaleza dos FORTES DA FRAUDE é bem-vinda, mas, saibamos distinguir o Nascente do Poente.

TODOS gostam da sombra, POUCOS plantam árvores. – Proverbio Popular.

(To be continued)

Nguituka Salomão