Lisboa – O Ministério das Relações Exteriores (MIREX), convocou  recentemente, a  embaixadora angolana  na Áustria,  Maria de Jésus Ferreira para se deslocar a Luanda para consultas de pendor  laboral. A convocatória foi  no sentido de escutar  a versão da  embaixadora  respeitante a  um mau estar na  missão diplomática que dirige, envolvendo  um  demissionário  ministro Conselheiro, Joaquim Costa. 

 

Fonte: Club-k.net

 

Outro assunto ao qual o MIREX gostava de ver esclarecido tem haver com dois diplomatas que seriam despachados para a trabalhar  na embaixada em Viena, mas que por efeito de uma alegada “desfeita”  de Maria de Jesus Ferreira, as autoridades angolanas foram obrigadas  a desfazer-se das nomeações para serem colocados num outro país.

 

O referido assunto deu lugar a relatos de um ambiente pouco acolhedor  naquela  embaixada angolana na Europa  que por outro lado está  a levar com que outros  diplomatas recusam-se a ir trabalhar na Áustria com medo de que venham ser hostilizados.

 

Como medidas de se evitar eventuais incidentes, há conhecimento de que uma franja de quadros seniores do MIREX,  faz defesa em torno da  apresentação, ao Presidente da República,   de nomes de chefes de missão diplomática da linha de  Maria de Jesus Ferreira  que servem a diplomacia a mais de 30 anos para  que passem a reforma.