Lisboa -  O magazine radiofónico emitido de segunda a sexta-feira nas antenas da RNA/Benguela, em língua nacional Umbundo, corre o risco de vir a ser um foco de conflito eleitoral, em função a onda de campanha política descarada a favor do MPLA.

 

Fonte: Club-k.net/folha8

Em língua Umbundo

Com os seus realizadores e apresentadores, identificados como “activistas do MPLA” , César Cangue, Pedro Largo e companhia, introduziram no referido programa um espaço sobre eleições onde através de convidados ligados ao partido governante, humilham os partidos da oposição e descredibilizam as suas intenções eleitorais.

 

No mais recente espaço (terça-feira) os mesmos activistas políticos do regime  e auto-intitulado jornalistas, foram longe  nas suas abordagens  referentes a actividade dos partidos na oposição quando apelavam aos ouvintes para que não votassem em pessoas que fumam liamba, alcoólicos e confucionistas.

 

Seguindo na mesma linha, afirmaram que não se deixem enganar com os políticos que dizem resolver todos os problemas como os da educação ou de outra natureza, porque no mundo não existe nenhum país sem problemas “até mesmo nos Estados Unidos da América e no Brasil há problemas” … Em Portugal o Sócrates quando foi primeiro ministro prometeu baixar os impostos e não conseguiu e perdeu as eleições por isso, fiquem atentos aos políticos da oposição” exemplificaram os jornalistas (?)

 

O espaço radiofónico considerado com um de grande audiência da estação emissora estatal, emitido das 5 as sete horas da manha, já foi utilizado na mesma senda a quando das manifestações já agendadas para Benguela.

 

Em todos os casos, os mesmos apelavam as pessoas a não aderirem porque os seus promotores pretendiam voltar a guerra. Como reforço ao apelo, evocavam os danos da guerra do  passado para justificar os anti- manifestações.

 

Informações colhidas pelo Folha-8 dão conta que a atitude dos mesmos jornalistas já causou dissabores em que colocou em causa a sua integridade física, quando um grupo de kupapatas fartos da linha editorial do referido programa tentaram agredir um dos integrantes da equipa identificado como César Cangué.

 

O comportamento e atitude do magazine em umbundo da RNA/Benguela, coloca assim mais uma vez em causa a lei constitucional e a dos partidos políticos que prevê igualdade no tratamento dos partidos políticos por parte da comunicação social pública e cria também uma má imagem ao processo eleitoral quanto a sua transparência.