Luanda - Cerca de 13 efectivos da Polícia Nacional afectos ao Comando Provincial de Luanda (CPL) foram demitidos de forma compulsiva das fileiras da corporação, por terem praticado o crime de roubo qualificado e se apropriado ilicitamente de mais de 30 milhões de kwanzas. Os ex-polícias foram apresentados nesta quinta-feira, 12, em parada na Unidade Operativa de Luanda (UOL), em acto orientado pela comandante provincial da corporação na capital do país, comissário-chefe Elisabeth Ranque Frank.


Fonte: Angop

Trata-se do segundo sub-chefe José Filipe, dos agentes de primeira classe, Alfredo Francisco, António Chivinda, Paixão António Mateus (em fuga), Rui Cristóvão (em fuga) e Lemos Domingos que também se encontra foragido, sendo que a estes lhes foram já emitidos os respectivos mandatos de captura.

Foram também demitidos os inspectores Adão Bernardo António, subinspector João Romão Quiala, segundo sub-chefe Jorge Ventura, bem como os agentes de primeira classe Sérgio Neto, Gaudêncio Geni, Adeu Dias Baptista e António Vicente. Foi também sancionado com a pena de demissão compulsiva o agente Laudson da Silva Cassule, de 31 anos, que no passado dia 10 do mês em curso cometeu um crime de homicídio voluntário na via pública.

Segundo fonte da corporação, os ex-agentes da Unidade Operativa de Luanda escalados em serviço e num acto unilateral apropriaram-se fraudulenta e indevidamente, por meio de violência e intimidação, de um milhão e duzentos mil kwanzas subtraidos aos cidadãos de nacionalidade chinesa.

Também os agentes da divisão do Cazenga, pela mesma conduta, apropriaram-se ilicitamente de 30 milhões de kwanzas, sendo posteriormente repartidos os valores entre si. A comandante provincial de Luanda, comissário-chefe Elisabeth Rank Frank, fez saber que todos os elementos da corporação que cometerem crimes do género terão também o mesmo destino: expulsão da corporação.