O MPLA obteve maioria absoluta (81,64%) nas eleições, mas o presidente do partido afirmou ontem que os membros do Comité Central, militantes, simpatizantes e amigos deste partido “não se devem deixar levar pela vaidade e pelo complexo de superioridade”.

“Chegou o momento da verdade. Quem ganhou deve ser capaz de demonstrar porque é que ganhou!”, afirmou ontem o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, na cerimónia de abertura da 12ª reunião extraordinária do Comité Central.

Na sua primeira intervenção pública, depois da consagração do MPLA nas eleições legislativas, José Eduardo dos Santos recordou que a força daquele partido reside na vontade do povo.
Esta força, segundo o Presidente José Eduardo dos Santos, só é renovada quando os seus dirigentes, quadros e militantes ajudam o povo com humildade, rigor e disciplina a resolver os seus problemas.
José Eduardo dos Santos entende que o MPLA deve continuar a promover a democracia e a participação dos cidadãos na vida do país.

O MPLA, segundo o seu presidente, deve continuar a aperfeiçoar o funcionamento das suas estruturas.
“Este exercício não pode ser feito sem que se escolha, nos termos dos nossos regulamentos, os dirigentes e quadros que se ocuparão da condução das actividades nos diversos escalões das instituições do partido e do Estado”, disse.
José Eduardo dos Santos garantiu que “o MPLA não vai desiludir quem nele confiou e quem nele deposita as suas esperanças num futuro melhor”. As pessoas indicadas pelo partido para ocuparem funções no Governo, segundo o presidente do MPLA, reúnem os requisitos necessários para o cumprimento da missão que lhes é confiada.
“A elevada percentagem de votos que conquistámos significa claramente o aumento da nossa responsabilidade na resolução dos problemas do nosso povo”, disse.

José Eduardo dos Santos reconheceu que o povo espera que o Governo que o MPLA vai formar continue a consolidar a paz e a reconciliação nacional, construir ou reconstruir as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento.
O presidente do MPLA disse que compreende igualmente que o povo espera que seja multiplicado o esforço no sentido de combater a fome, a pobreza e as assimetrias regionais e promover o emprego, formação profissional e académica e o bem-estar dos cidadãos.

O Governo do MPLA, segundo o presidente José Eduardo dos Santos, vai executar, sem qualquer vacilação, “as grandes e inadiáveis tarefas” contidas no seu programa. A Assembleia Nacional e, em particular, a bancada parlamentar do MPLA vão garantir a fiscalização atenta da execução do programa de Governo, segundo assegurou José Eduardo dos Santos.

Ontem, o presidente do MPLA agradeceu aos militantes, simpatizantes e amigos pela sua contribuição para a vitória do partido. José Eduardo dos Santos disse que o empenho deles foi manifestado com entusiasmo, dedicação e espírito de sacrifício para alcançar o que considerou uma “conquista histórica” do MPLA.
“Agradeço igualmente a todos os cidadãos angolanos que votaram de forma maciça no MPLA, conferindo-lhe o direito legítimo de se manter à frente dos destinos da Nação nos próximos quatro anos”, concluiu.

Fonte: JA