Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje (segunda-feira), em Luanda, o enviado especial do Chefe de Estado russo, Vladimir Putin, com quem analisou questões inerentes à cooperação bilateral.


Fonte: Angop


Em declarações à imprensa, à saída do encontro, Mikail Margelov disse terem perspectivado o reforço da cooperação nos domínios político, económico, banca, minas, formação de quadros, entre outros pormenores ligados ao próximo lançamento do satélite angolano no espaço, com a assistência russa.


Mikail Margelov e José Eduardo dos Santos abordaram ainda questões da agenda internacional, com realce para a eleição, na noite de domingo, da sul-africana Nkosozana Zuma, candidata da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral  (SADC), no cargo de presidente da Comissão da União Africana (UA).


Proveniente de Addis Abeba (Etiópia), onde decorreu a XIX Cimeira da UA, Mikail Margelov disse esperar que esta instituição continental seja uma organização eficaz  e capaz de resolver os seus problemas.

a
Chamado a comentar a actual situação na Síria, o enviado especial do Presidente Putin argumentou que a política externa do seu país sempre pugnou pela resolução dos problemas na base do diálogo, sublinhando que a Rússia vai ponderar para evitar aquilo que sucedeu na Líbia.