Lisboa –  João Kambwela, quadro angolano que manifestava  concorrer as eleições presidências como independente  (ao tempo da constituição antiga), é  citado em círculos   do regime  como uma das principais  peças   a ser apresentada, como apoiante do MPLA  às  eleições de 31 de Agosto.


Fonte: Club-k.net

Antigo pré-candidato independente a PR

Numa altura em que fala-se de uma audiência privada com  Presidente José Eduardo dos Santos,  inclinada ao referido apoio político , o seu “grupo de apoio”    previa  tomar parte de uma reunião  na tarde de quarta-feira (18), com o Primeiro Secretario do MPLA de Luanda, Bento Francisco Bento, no centro cultural António Agostinho Neto, no Sambizanga. A  reunião  teve de ser adiada  para esta Quinta-feira, porque na hora marcada (18h), o referido local ficou privado de energia elétrica.


A aproximação de  João Kwambuela ao partido no poder é vista como forma de salvaguarda-se de empecilhos que lhe estão a ser criados e que abrangiam figuras da sua família, dentre as quais a sua esposa  estaria a ter dificuldades de ter emprego logo após o mesmo ter manifestado publicamente as suas pretensões presidências.


O político   teria a dada altura andado em dificuldades e visto a andar   pé. Meses depois surgiram  versões segundo as quais o PCA, da Endiama, Carlos Sumbula, teria lhe oferecido uma viatura. Não  está claro se a oferta foi no âmbito da mediação do apoio político ao MPLA ou  qe  foi um gesto de boa vontade do responsável da diamantífera estatal.


Formado em política internacional, João Kwambuela é um quadro que viveu por muitos anos no Canadá onde concluiu os seus estudos. Desde que regressou a  Angola, já exerceu as funções de  director adjunto do gabinete do  então Vice- Ministro   da comunicação social, Manuel Augusto.


Nos anos posteriores desvinculou-se das estruturas governamentais para anunciar a sua pretensão em concorrer as eleições presidências em Angola. Reúne  apoio na zona periférica de Luanda (Rangel, Sambizanga e Cazenga),  e ao mesmo tempo  estendeu-se   pelas províncias por intermédio de um grupo de apoio a sua candidatura.


Com o surgimento da constituição  atípica, que extinguia o modelo de eleições presidências, em Angola,  João Kwambuela    viu-se impedido de realizar os seus sonhos. A imprensa privada em Luanda, neste caso o Semanário Angolense, passou uma entrevista com o mesmo, ainda este ano em que ele  admitia estar em contacto com o MPLA. Falou-se na altura que estaria a negociar a sua entrada para um cargo que lhe pudesse prestar assessoria governamental ou  ser colocado num sector  próximo ao gabinete da   Presidência do partido no poder.