O referido documento, foi entregue em formato de correspondencia oficial, pelas mãos do Mandatário da Frente para a Democracia, o Sr. Professor Doutor Justino Pinto de Andrade.

A carta, com data de 29 de Setembro, apresenta algumas preocupações da FpD face a análises realizadas pela FpD dos dados e informações fornecidas pela CNE sobre os resultados eleitorais.

Recorde-se que a FpD tem vindo a realizar várias análises e vários apontamentos públicos sobre todo o processo eleitoral no sentido de esclarecer a opinião pública nacional e criar um quadro de transparência e livre oposição.

A FpD considera que este processo de reflexão e análise importa às cidadãs e aos cidadãos. A FpD como partido responsável e interessado na democracia, e como partido que tem de responder ao eleitorado se sente no dever de questionar a CNE. As irregularidades foram muitas e urge que todos tomemos parte na melhoria do nosso processo de eleições.

Acreditamos que Angola e a democracia angolana sairá a ganhar se todos questionarmos. A FpD convida toda a população angolana, todas as organizações civis, todos os partidos políticos e entidades religiosas a participarem nesta tarefa de reflexão e questionar, duas bases fundamentais da democracia. Questionar e reflectir não podem continuar a ser tidos como um ataque ou uma ameaça, mas antes como uma positiva oportunidade de crescimento e valorização.

Este processo (de reflectir e questionar) tem agora todas as condições para se tornar num hábito nacional, um hábito que irá apenas fazer-nos bem para sermos cada vez mais um país melhor.

Um país que não questiona é um país que não exige. Um país que não exige é um país sem rigor, é um país que não avança. A democracia não se limita ao votar, a democracia é também o reflectir, o pensar diferente e o questionar. Angola quer muito mais!

Gabinete de comunicação da FpD - Frente para a Democracia

Fonte: http://www.fpdangola.blogspot.com/