Luanda – Ontem a noite cheguei à casa poucos minutos depois das 20 horas (normalmente hora do telejornal) e ainda fui a tempo de encontrar o tão esperado momento: o primeiro dia dos tempos de antena dos partidos e coligações de partidos na Televisão Publica de Angola. Uma das coligações fez-se ausente.

Fonte: Club-k.net


Em Marketing e Comunicação, é imperativo que toda a boa mensagem seja acompanhada de uma imagem e visualização ou som de áudio inovador, criativo e cativante. Pelo que vi e ouvi, todos os protagonistas e suas áreas de comunicação terão que trabalhar muito na qualidade de imagem para poderem atrair a atenção de muitos telespectadores, ou estes irão somente mudar de canal para não ouvir ruídos, barulho, vídeos amadores mal editados, som sem qualidade, imagem sem qualidade, ‘over laps’ pouco criativos, actores inexperientes ou insuficientemente treinados para gravação da filmagem, entre outros.

Claro que alguém pode pensar de forma diferente e ter feito uma outra análise, contraditória. É bem verdade que o que os eleitores precisam ouvir dos concorrentes é mais o que estes têm para oferecer se forem eleitos e não a forma como esta mensagem é passada. Mas a teoria do marketing, que já vem sendo utilizado principalmente na área política, defende que toda boa mensagem deve ser acompanhada de uma boa imagem. E “a função do marketing político é garantir uma boa imagem pública do candidato” (Santos, A., 2008) e do partido ou coligação de partidos políticos.

Além dos presidentes dos partidos e coligações de partidos políticos que estiveram presentes no primeiro dia dos tempos de antena na TPA, outros actores nas peças não atraíram tanto pela sua imagem – vestimentas, expressão da língua portuguesa, penteados, etc – que estiveram aquém de acompanhar as mensagens “boas” que cada partido queria fazer chegar à massa votante. Não que as roupas deviam ser caras, mas que precisam pautar por melhores etiquetas.

Acredito que com os recursos humanos e materiais que possuem, nos próximos dias teremos melhor qualidade de imagem, que dará gosto aos telespectadores assistirem!