M'banza Kongo - CERIMÓNIAS COMEMORATIVAS  DO QUINTO ANIVERSÁRIO DO PASSAMENTO FÍSICO DO LÍDER HISTÓRICO DA FNLA, ÁLVARO HOLDEN ROBERTO.

Fonte: FNLA

 Dia 2 de Agosto de 2007. Dia fatídico em que Álvaro Holden Roberto, largou as rédeas do grande comboio no qual haviam embarcado milhões de Angolanos ávidos de mais liberdade na sua terra, muitos dos quais foram desembarcando nas várias estações erguidas ao longo da trajectória vital, uns em combate, outros por doença e os mais fracos e indecisos, deram meia-volta e refizeram em sentido contrário o caminho percorrido, pisoteando tudo quanto tinham semeado, mesmo as sementeiras alheias pisaram. Mas a grande maioria mantém-se na locomotiva, guiada po Ngola Kabangu.


É nesse pensamento que uma delegação foi a Mbanza Kongo, ao Nkulumbimbi, para auscultar o espírito do Yembe, a fim de inspirar com o seu exemplo, a rota a percorrer, com o auxílio de Deus Todo Poderoso.


 
DIGNÍSSIMOS MEMBROS DAS FAMÍLIAS DIASIWA ROBERTO E NEKAKA,
 
DIGNÍSSIMOS REPRESENTANTES DA CORTE REAL, LUMBU-LUA-KONGO,
 
ILUSTRES COMPANHEIROS DE LUTA,
 
MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS DA GRANDE FAMÍLIA UPA/FNLA,
 
DISTINTOS CONVIDADOS,
 
PERMITAM-ME, ANTES DE MAIS, SAUDAR-VOS E AGRADECER A VOSSA PRESENÇA A ESTA CERIMÓNIA.
 
ESTAMOS, HOJE, REUNIDOS AQUI PARA RENDER, UMA VEZ MAIS, UMA MERECIDA E HONROSA HOMENAGEM À MEMÓRIA DO INESQUECÍVEL LÍDER HISTÓRICO DA UPA/FNLA, ÁLVARO HOLDEN ROBERTO, O HOMEM DO 15 DE MARÇO DE 1961.
 
COM EFEITO, A GRANDE FAMÍLIA FNLA, EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E NO EXTERIOR, CELEBRA HOJE O QUINTO ANIVERSÁRIO DO PASSAMENTO FÍSICO DO SEU MEMORÁVEL TIMONEIRO, NUM MOMENTO CRUCIAL PARA  O PARTIDO QUE ELE LIDEROU COM CORAGEM E SABEDORIA ATÉ À SUA MORTE, EM 2 DE AGOSTO DE 2007.
 
A NOSSA PRESENÇA AQUI, EM NOME DA GRANDE FAMÍLIA   UPA/FNLA, CONSTITUI MAIS UMA ETAPA DA NOSSA DECISIVA LUTA POLÍTICA E DEMOCRÁTICA PELA DEFESA E SALVAGUARDA DOS NOBRES IDEAIS DE LIBERDADE E TERRA, PELOS QUAIS NOS BATEMOS HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO.
 
DE 15 DE MARÇO DE 1961 A 11 DE NOVEMBRO DE 1975, BATEMO-NOS, DETERMINANTEMENTE, PELA LIBERTAÇÃO DA TERRA, ANGOLA, RESTANDO, PORTANTO, LIBERTAR TOTALMENTE O HOMEM ANGOLANO MATERIALIZANDO, ASSIM, O NOSSO PROGRAMA QUE SE RESUME EM DUAS PALAVRAS: LIBERDADE E TERRA.
 
 
DIGNÍSSIMOS MEMBROS DAS FAMÍLIAS DIASIWA ROBERTO E NEKAKA,
 
DIGNÍSSIMOS REPRESENTANTES DA CORTE REAL, LUMBU-LUA-KONGO,
 
ILUSTRES COMPANHEIROS DE LUTA,
 
DISTINTOS CONVIDADOS,
 
MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS DA GRANDE FAMÍLIA UPA/FNLA,
 
O MOMENTO É, CERTO, DE PROFUNDO RECOLHIMENTO, MAS NÃO POSSO DEIXAR DE ME REFERIR AO MOMENTO POLÍTICO QUE O NOSSO PAÍS VIVE COM A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES GERAIS.
 
SOBRE AS MESMAS, O NOSSO PARTIDO GOSTARIA DE APELAR À COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL PARA QUE ELAS, AS ELEIÇÕES, SEJAM ORGANIZADAS E CONDUZIDAS COM TRANSPARÊNCIA E LISURA, E QUE OS CIDADÃOS ANGOLANOS, DE CABINDA AO CUNENE, POSSAM EXERCER O SEU DIREITO DE VOTO EM PLENA LIBERDADE E DEMOCRACIA.
 
COMO NÃO NOS CANSAMOS DE AFIRMAR, ELEIÇÕES NUM PAÍS QUE SE ASSUME DEMOCRÁTICO E DE DIREITO, DEVEM CONCORRER PARA A SUA ESTABILIDADE POLÍTICA, SOCIAL E ECONÓMICA.
 
É O QUE A FNLA DESEJA  PARA ANGOLA, O PAÍS DE TODOS NÓS.
 
FINALMENTE, GOSTARIA DE REITERAR, EM NOME DA GRANDE FAMÍLIA UPA/FNLA, O NOSSO APELO A TODOS OS MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS PARA QUE CERREM FILEIRAS EM TORNO DA GLORIOSA E HISTÓRICA UPA/FNLA, QUE NOS FOI LEGADA PELO LENDÁRIO ÁLVARO HOLDEN ROBERTO, ALIÁS YEMBE.
 
EM DEFESA DESTE PRECIOSO LEGADO, PROSSEGUIREMOS A NOSSA RESISTÊNCIA POLÍTICA E DEMOCRÁTICA, EM TODO O TERRITÓRIO, CONTRA A VASTA CONSPIRAÇÃO POLÍTICO-JURÍDICA QUE VISA DESTRUIR O PARTIDO QUE   MAIS ESFORÇOS ENVIDOU PARA LIBERTAR ANGOLA DO COLONIALISMO PORTUGUÊS.
 
FNLA OYÉ!
 
COM O ESPÍRITO DO YEMBE,
PAZ, JUSTIÇA E PROGRESSO!
 
TODOS POR UMA ANGOLA,
UMA ANGOLA PARA TODOS!
 
ANGOLA,
LIBERDADE E TERRA!