Para além de Angola, encontram-se na mesma condição países como Moçambique, República Democrática do Congo, Namíbia e Zâmbia, nações que fazem parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Na semana passada, uma delegação angolana, que, no Botswana, esteve numa reunião da SADC, ficou cerca de oito horas retida no Aeroporto Internacional Sir Seretse Khama por falta de vistos de entrada naquele país.

Na mesma semana, dois jornalistas angolanos ficaram também retidos no Aeroporto Internacional de Gaberone, tendo sido depois recambiados para Joanesburgo, onde ficaram detidos durante três dias devido a falta de vistos nos seus passaportes de serviço.

No seu regresso ao país, os dois jornalistas, pertencentes ao Jornal de Angola, foram escoltados por membros da empresa de segurança sul-africana ASI – Segurança-Aérea Internacional.

Os repórteres viajaram para o Botswana na quinta-feira passada, via Joanesburgo, para cobrir o desafio entre a Selecção Nacional e a sua similar do Botswana. O jogo, ganho pelos Palanquinhas, por 2-1, esteve enquadrado na penúltima eliminatória de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), que se vai disputar na Argélia, em 2009. A sede da SADC, uma organização de que Angola faz parte, encontra-se na cidade de Gaberone.

Fonte: JA