Totalitarismo e subserviência da imprensa - Domingos da Cruz
Luanda - De acordo com Noam Chomsky, na obra Armas Silenciosas para Guerras Tranquilas, os estados autoritários usam 10 estratégias para usar a mídia como forma de manipulação e manutenção do poder.
Fonte: Club-k.net
1 - A estractégia da distracção. O elemento primordial do controlo social é a estractégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes.
A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais.
2 - Criar problemas, depois oferecer soluções. Este método também é chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3 - A estratégia da gradação. Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4 - A estratégia do deferido. Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.
5 - Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade. A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?
"Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reacção também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.
6- Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido crítico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...
7 - Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controlo e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores.
8 - Estimular o público a ser complacente na mediocridade. Promover ao público a achar que é moda o facto de ser estúpido, vulgar, patético, ingênuo e inculto...
9 - Reforçar a revolta pela autoculpabilidade. Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico e político, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua acção. E, sem acção, não há revolução!
10 - Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se conhecem. No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos. (CHOMSKY, 2010, p.33-45).
ARTIGOS RELACIONADOS EM OPINIÃO
ARTIGOS MAIS LIDOS EM OPINIÃO
LEIA TAMBÉM












CLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.
Actualizar comentários
E NA EVENTUALIDADE DE SEREM FALSAS QUANDO E QUE O TRIBUNAL PENAL ENTRARA EM AÇAO PARA PUNIR AQUELES QUE PUBLIQUEM NOTICIAS PUBLICADAS PELA OPOSIÇAO QUE NAO SEJAM REAIS?
PORQUE QUE QUANDO UM PARTIDO OU FIGURA PUBLICA SE UNE AO MPLA E CHAMADO DE TRAIDOR,MAS QUANDO VAI PARA A UNITA NADA SE FALA?SERA QUE NAO PODE TER PODER DE ESCOLHA?
PORQUE QUE SO SE FALA EM GUERRA,FRAUDE NA UNITA,MESMO ANTES DAS ELEIÇOES?
ANGOLANOS COM ESTES EXEMPLOS SERA QUE NAO VEEM QUE OS DA UNITA SAO TOTALITARIOS?QU E UM DIA NO PODER NAO HAVERIA OPOSIÇAO? ESTAO CEGOS?
ELES NAO GOSTAM NEM ACEITAM OPONENTES
PORQUE QUE A UNITA TEM TANTO ODIO DOS ANGOLANOS QUE NAO SE ASSOCIAM AO SEU PENSAMENTO?
QUEM NAO FOSSE AO DISCURSO DO MAIS VELHO LEVAVA KAMDIAMBALAS
DITADURA
- QUANTOS MACACOS ARMADOS EM TERRORISTAS QUE QUEREM DESTRUIR O PAIS JA COMENTARAM QUE QUEREM ROMPER DERRUBAR O GOVERNO?
QUANTAS VEZES KAMBALHOTA NUMA GENERAL DA UNITA INCENYIVOU A POPULAÇAO EM PUBLICO A CONFLITO?
ALGUEM PODERIA RESPONDER???E A MESMA UNITA DE SEMPRE
DEVERIAM VER COMO AS ELEIÇOES AQUI CORRERAM AQUANDO DA ESCOLHA DE BROWN .
ESTES JA NAO MUDAM,DESCULPEM A FRANQUEZA,PENA QUE JA NAO SE IRA VOTAR NO EXTERIOR SENAO.......... .....
Quando o sr. Director indaga-se "onde é que desta vez têm os soldados e as armas escondidas... pode ser que agora as armas sejam certas embaixadas, “observadores” e jornalistas avençados da imprensa internacional" — essas ilações força-nos a questionar a sua capacidade mental em fazer leitura da nossa actual situação política, social e militar. Se forem verdadeiras tais ilações por si feitas, então para que raio serve o Serviço de Inteligência e de Segurança de Estado? Mas afinal quem é o incompetente aqui: o nosso auto-proclamado presidente da República ou o Ministro da Segurança de Estado?! Quem aqui entre nós tem a faca e o queijo na mão: controla grupos de esquadrão da morte, rapta e assassina cidadãos indefesos, tortura manifestantes anti- desgovernação, promove a corrupção, o nepotismo, o compadrio e o favorecimento, marginalização e exclusão da oposição na participação dos assuntos políticos da nação, rede de corrupção, tráfico de influência, sonegação fiscal, contrabando, lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública,etc.Se essas acusações forem tíbias, «revanchistas», e irritantes, aqui estão as minhas mãos — Algemem-me!
Atenciosamente,
Professor N'gola Kiluange
Prof.kiluangenyc@yahoo.com