Benguela - Há já algum tempo, fontes próximas ao ex-governador provincial de Benguela e actual deputado pela bancada parlamentar do MPLA, Dumilde das Chagas Rangel, fizeram chegar ao Semanário Angolense, informações, segundo as quais, o parlamentar estará de costas viradas com a direcção do seu partido, devido à exclusão do seu nome da lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional.


*Nelson Sul D’Angola
Fonte: SA


Por ter visto o seu nome excluído da lista dos que farão parte da próxima legislatura, de um tempo a esta parte, esse membro do comité provincial do partido dos camaradas em Benguela ausentou-se das actividades partidárias. Fontes fidedignas, que falaram sob a condição de anónimas, garantiram que a sua ausência começou a ser pressentida desde que a direcção dessa formação política lhe comunicou oficialmente, que ele já não faria parte das listas de candidatos a deputados pelos círculos nacional e provincial.


As referidas fontes do SA apontaram a idade avançada de Dumilde Rangel como sendo uma das causas que levou a direcção do «EME» a afastá-lo, argumento que Dumilde Rangel, não terá «engolido» muito bem, tendo em conta que, da lista submetida ao Tribunal Constitucional (TC) pelo seu partido, constam nomes de militantes com idades bem mais avançadas que a sua.


O descontentamento de Dumilde das Chagas Rangel ganhou mais corpo na última semana, ao não ter comparecido à abertura da campanha eleitoral do seu partido em Benguela, que teve lugar no Estádio Nacional de Ombaka. Para além de ter estado ausente do acto, Dumilde Rangel, na qualidade de membro do comité provincial do MPLA, até ao momento, não terá prestado qualquer informação (por escrito) sobre os motivos das suas constantes ausências das actividades do partido.


Contudo, uma outra fonte do partido dos camaradas em terras de Ombaka, que também pediu para não ser identificado, desmentiu a informação acima avançada, alegando que as constantes faltas do deputado e militante do «EME» às actividades partidárias, terão a ver com o seu estado de saúde, que, nos últimos tempos, inspira alguns cuidados.


«Não tem nada a ver. O camarada Dumilde não teria razões para zangar-se com a direcção do partido, uma vez que, durante o tempo que esteve na governação e juntando a sua passagem pelo parlamento, acumulou uma riqueza incalculável. Portanto, não teria razões para estar de costas viradas com o partido», afiançou a fonte.


Entretanto, um outro militante com assento no edifício da praça 1º de Maio – entenda-se membro do comité provincial –, reconhece que o parlamentar estará a enfrentar alguns problemas de saúde, mas que, no seu entender, o estado clínico de Dumilde Rangel não pode servir de justificação, uma vez que, se assim fosse, há muito teria solicitado suspensão do parlamento, uma vez que essa função acarreta maior esforço e sacrifícios.


Tentámos contactar ao telefone o deputado Dumilde das Chagas Rangel, mas, não fomos bem-sucedidos. Contudo, nas próximas edições, procuraremos trazer a sua versão.