À
SUA EXCELÊNCIA SENHOR
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
CHEFE DO EXECUTIVO ANGOLANO
COMANDANTE-EM-CHEFE DA FAA  
LUANDA



Assunto: PROCESSO DOS EX-MILITARES

Os nossos melhores e respeitosos cumprimentos;

Somos a COEMA (Comissão de Ex-Militares Angolanos), organização criada por antigos militares angolanos, provenientes das extintas FAPLA (MPLA), FALA (UNITA) e ELNA (FNLA) que, mais uma vez exterioriza o sentimento patriótico dos filhos desta Angola, una e indivisível de Cabinda ao Cunene, como interlocutor valido para fazer chegar à Vossa Excelência as conclusões recentes, tidas e aprovadas em Assembleia deste órgão, para Vossa Reflexão e Decisão.

1. Desde 25 de Junho passado, data em que foi entregue ao Seu Gabinete, uma Exposição Dossiêr, aonde contêm os vários problemas que afectam os antigos militares, nunca se obteve uma resposta positiva ou negativa, no que concerne a solicitação da criação de uma Comissão Conjunta, Bilateral e Multi-sectorial, para se resolver de uma vez por todas os assuntos nele invocados.

2. Assim, informamos que até a este momento, sempre mantivemos uma atitude de espera e de Boa-Fé, na expectativa de ver resolvido este desiderato. Contudo, o Vosso silêncio gorou as nossas esperanças. Nada mais nos resta, senão concluirmos da existência de Má-Fé de Vossa parte e, como tal, responsabilizar-lhe do que está e virá a acontecer, pois que, a tolerância, diálogo, compreensão e outros itens por si propalados, não passam de palavras ocas e demagógicas. Sendo assim, o principal culpado.

3. De igual modo, são co-responsáveis e Cúmplices do que poderá acontecer, os oficiais Generais do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério do Interior, do Estado Maior General das FAA, os Ministros todos do Executivo Angolano, os membros todos do Comité Central do MPLA, todos os Deputados do Parlamento, todos os Generais de Angola e os que foram Chefes do Estado Maior da FAA, na medida em que, todos sabem o que se passa e nada dizem ou fazem, para suprir os problemas dos ex- companheiros de armas.

4. Informamos ainda, foi decidido, com início à esta data, estar acesa de forma intermitente a luz cor laranja até ao dia 15 do corrente, data em que poderá evoluir para o vermelho, declarando assim uma EMERGÊNCIA NACIONAL ou se apagar, caso se dê início ao processo, voltando ao estado normal.

5.
A COEMA reitera a sua intenção inicial de se manifestar publicamente de acordo ao consignado na Constituição Angolana, para reivindicar os seus direitos adquiridos, caso não se inicie com a solução dos problemas apresentados. Quando um dia se decidir sair à rua,  que não se procure agitadores, cabecilhas ou culpados, pois que, este já foram encontrados, identificados e citados acima no ponto “2 e 3”. Não haverá arruaceiros. Haverá homens que deram o melhor de sí, para a preservação da Pátria e abandonados em tempo de comer e em paz.

Assim sendo, tudo fica entregue à Sua Excelência, Senhor Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos.

Bem Haja, Senhor Presidente. Dispa-se de preconceitos e dê mais um passo em frente para podermos estar consigo. Somos aproximadamente 60 mil ex-militares que aguarda sua decisão.   

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com Alta Estima e Consideração

Comissão de Ex-Militares Angolanos,”COEMA” em Luanda, aos 02 de Agosto de 2012

O Coordenador
------------------------------
Silva Simão Mateus
Of.Gen.Refº