Luanda – O docente universitário João Pinto considerou nesta terça-feira, em Luanda, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, um dos homens mais importantes da actualidade, salientando que a paz e a reconciliação nacional são ganhos que os angolanos alcançaram graças à sua perspicácia, inteligência e generosidade.
 

Fonte: Angop

ImageO docente falava durante uma palestra sobre “A trajectória política do Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, realizada no Cefojor, no âmbito da Feira Internacional da Música e da Leitura, sob o signo “Criar novos factos culturais”.

 
O orador afirmou que o Chefe de Estado colocou sempre entre as suas prioridades a defesa da Pátria e das populações mais desfavorecidas.
 

Destacou a “luta vitoriosa” feita contra os inimigos da Pátria, que permitiu hoje a afirmação de Angola no contexto internacional, nos domínios político, económico, social e militar.

 
Sob a liderança do Presidente Eduardo dos Santos, referiu, Angola consegue hoje influenciar as relações políticas regionais e internacionais, que garantem a estabilidade e desenvolvimento do país.

 
“Por mérito próprio, o Presidente da República é considerado uma referência incontornável da agenda política nacional e internacional”, afirmou o docente, para quem o Chefe de Estado sempre soube interpretar as necessidades e aspirações do povo angolano.
 

O também deputado do MPLA à Assembleia Nacional lembrou ainda que o povo angolano conquistou a paz e participa agora no processo de reconciliação e reconstrução nacional, pautando-se pela preservação do sentimento cooperativista e espírito de justiça.

 
 Afirmou que José Eduardo dos Santos impulsionou o sentimento nacionalista e desde muito jovem integrou as fileiras da luta contra o poder colonial português.
 

João Pinto sublinhou que o Chefe de Estado, ao aceitar conduzir os destinos da Nação, depois da morte do Presidente Agostinho Neto, demonstrou coragem patriótica e humildade, atributos que sempre colocou ao serviço da Nação angolana.

 
Com esta simplicidade, acrescentou, o Presidente da República procurou sempre respeitar o princípio colegial dos órgãos do seu partido e do Estado.
 

“Com brio intelectual, José Eduardo dos Santos conquistou a paz e conduz todo o processo para a sua consolidação”, afirmou o deputado, para quem a consolidação da democracia, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos tem sido uma das suas grandes divisas.