Ottawa – O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, procedeu hoje a inauguração das instalações da sede da comunidade angolana sedeada na cidade de Calgary, província de Alberta.


Fonte: Angop
 

Ao tomar a palavra, o embaixador Agostinho Tavares salientou ser um primeiro passo dos muitos que serão dados em prol dos angolanos a residirem naquela parcela do Canadá, tendo, desde já, garantido uma assistência consular constante para que muitos não tenham necessidade de viajar até à  capital canadiana para actualizarem os seus documentos nacionais ou registar seus filhos.

 
Recomendou que a sede deve servir de espaço de união, de convívio, bem como de divulgação dos valores, costumes e cultura da terra, para permitir aqueles compatriotas a manterem-se conectados ao seu país de origem.
 

Garantiu que a Missão Diplomática (MD) que dirige continuará a dedicar uma atenção especial a todas as comunidades, tendo, desde já, prometido aos compatriotas daquela cidade o patrocínio para a instalação do sinal da TPA para que possam acompanhar o desenvolvimento do país.
 

O diplomata explicou que o país está numa fase de reconstrução com um crescimento económico acentuado.
 

Na óptica de Agostinho Tavares, tal crescimento deve-se ao esforço que o Executivo angolano tem empreendido para que a população angolana viva melhor, tendo apontado, como exemplo, a expansão dos caminhos de ferro em várias localidades.
 

Enfatizou a realização das eleições gerais que irão decorrer no dia 31 de Agosto do corrente ano, tendo salientado que o Executivo continuará a se empenhar, em prol do desenvolvimento do país, para que todos os angolanos possam ter um vida digna.
 

Falando em nome da direcção da referida associação, Henrique Dombele agradeceu o apoio que tem recebido da Missão Diplomática angolana no Canadá e prometeram tudo fazer para divulgar a cultura nacional no país que os acolhe.

 
Salientou que, a par da actividade associativa que irão desenvolver naquele espaço ora inaugurado, a sua agremiação pretende criar uma escola de informática, bem como de dança kizomba para, mais facilmente, inserir a cultura nacional nesta sociedade.

 
Cerca de 100 famílias angolanas encontram-se a viver na cidade de Calgary, maioritariamente provenientes das províncias de Ontario e Quebec.

 
Residem igualmente cerca de 40 bolseiros angolanos das companhias de petróleo, a frequentar cursos de especialização e treinamento no Instituto Politécnico de Calgary (SAIT).
 

A cidade canadiana de Calgary, localizada na província de Alberta, na região Oeste, é  conhecida como o centro petrolífero do Canadá e líder do país em termos de expansão económica.