Caro Sr. Dr. Manuel Nunes Júnior

Fazendo análise nos seus argumentos relativamente a proposta da oposição na fixação do salário mínimo de 500$ correspondente os 50.000,00Akzs, devo dizer que: É sim possível considerar e atribuir esse valor para o País, se considerarmos aquilo que é a receita que o país arrecada em qualquer um dos períodos.


No decorrer da campanha eleitoral e nos vários programas e ou espaços de antena televisiva e radiofónica concedidas aos vários partidos concorrentes, é visível ouvirmos com frequência os seguintes dizeres do MPLA, “ Produzir mais e distribuir melhor”.


Caro Manuel N. Júnior


Podia por favor explicar aos Angolanos de forma detalhada o que O MPLA tem e que mecanismo deverá adoptar para melhor redistribuição as riquezas dessePaís que é pertença de todos os angolanos? A Unita propõe um salário que julgo de alguma forma satisfazer as necessidades do angolano se considerarmos que: O salário mínimo é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços, é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Ele existe em praticamente todos os países do mundo, as vantagens do salário mínimo que a Unita propõe de 50 mil Kzs para o País por aquilo que é a minha perspectiva e de muitos outros angolanos, ela tem sim vantagens porque irá de alguma forma  aumentar o nível de vida dos trabalhadores e reduzir a pobreza.


 O Sr. Manuel N. Júnior defende que a atribuição desse salário poderá provocar irremediavelmente a queda da oferta de emprego. Não. Não necessariamente porquanto temos de considerar que o factor homem sempre constituiu na ferramente primaria e indispensavel permitindo a funcionalibilidades e produtividades das empresas, pois sem a qual não seria possível as mesmas se desenvolverem. Penso que já era momento para pensarmos na industrialização do país aproveitando os recursos de que nos dispomos permitindo assim a criação de mais empregos, politica essa julgamos demasiadamente demorada na sua materialização.


Exemplos de País com salário minino igual ou superior aos 500$ mas que no entanto não se dispoem de recursos mineraris que contiubem para as receitas do países mas que dispoem de melhore recursos humanos em relação ao nosso país Angola.

                                                         Periodo

                                                 Ano base 1999 a 2011

Belgica 1415                                                                                    Portugal  665
Eslovenia 748                                                                                   Malta 665
Reino Unido 1139                                                                              Luxemburgo 1758
França 1365                                                                                     Irlanda 1462
Grécia 863

 
Obs: Valores estimados em euro
Fonte: Eurostat

Aldino Victor
Estudante Universitario/ Curso Economia