CLUB-K ANGOLA - NOTÍCIAS IMPARCIAIS DE ANGOLA

A UNITA deu um grande passo ao convocar a manifestação - Paulo Mulemba

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 0.00 (0 Votos)

Alemanha - As eleições em Angola começam a conhecer uma nova evolução. O maior partido da oposição, a UNITA, começa a dar sinais de maior exigência perante o impasse no cumprimento da lei por parte das instituições de direito, CNE e Tribunal Constitucional.


Fonte: Club-k.net


Não podemos ter dúvida. Se a oposição dita verdadeira participar neste pleito eleitoral, depois de reconhecer que não estão criadas as condições de transparência, justeza e liberdade, estará a homologar a sua conivência com a situação.

Por mais justificações apresentarem, a posteriori, da sua participação, não terá qualquer força moral, nem grande credibilidade aos olhos da comunidade internacional que se pretende acomodar ao “status quo” da má governação do estado angolano.

A que instancias irá recorrer para apresentar as suas reclamações? À CNE? Ao Tribunal Constitucional? À comunidade internacional?

Quanto às instituições de direito angolano, toda a experiencia acumulada, tanto nestas eleições como nas anteriores, tem mostrado a sua completa dependência do regime instalado e mais grave ainda, têm participado como um dos principais atores no processo de distorção e incumprimento dos requisitos legais.


Desta realidade resulta que será um logro completo contar com a intervenção idónea e imparcial destas instituições.


Quanto à comunidade Internacional com algum peso negocial, queremos dizer, UE e EUA, descartaram-se completamente de intervir de forma significativa neste processo.

Eles deram um primeiro sinal de que a sua intervenção será na melhor das hipóteses no sentido de homologar, a partida, aquilo a que costumam chamar de “Eleições na globalidade justas e livres”. Leiam in VOA 16/08/12 ”

É encorajador que muitos angolanos se recensearam para votar, que o processo tenha sido até agora na generalidade pacifico e que os partidos políticos estejam a participar activamente na campanha”. A diplomacia económica jogará em Angola um peso decisivo.


Embora estejamos a fazer alguma futurologia, com esta abordagem, ela estriba na experiencia que temos dos diversos processos desta natureza e dos sinais que possuímos de momento. Seria uma grande ilusão pensar de outra forma.

O quadro que está estabelecido é de uma fraude anunciada e terá a contemplação da comunidade internacional.

O MPLA e o seu presidente José Eduardo dos Santos, dispõem de dados que apontam para uma derrota, se as eleições forem livres justas e verificáveis, por isso, ninguém mais do que eles estão interessados nestas eleições, sem lei e sem transparência, no mais curto espaço de tempo. A comunidade internacional também tem estes dados.


O MPLA e o seu presidente José Eduardo dos Santos têm como seu resguardo as instituições do estado e a posição acomodada da comunidade internacional. Mas têm contra si a vontade de mudar de grande parte do povo angolano.

Temos, ainda, uma oposição chamada de verdadeira ou credível, numa situação nebulosa. Há uma incerteza que paira no ar sobre a verdade desta designação.

A posição de alguns partidos desta oposição não tem sido uniforme nem unanime, na estratégia e no comportamento em relação ao processo de fraude em curso. Este quadro surge como entrave relativo a tomada de decisões mais fortes.

No entanto temos assistido ao crescer de um movimento de união de vários partidos concorrentes e não concorrentes às eleições (onde se destaca o maior partido da oposição, a UNITA, o PRS, o Bloco Democrático, o PP, o PDP-ANA, a FNLA-Ngola Kabangu) e de organizações da sociedade civil, em torno de uma mesma vontade:


Eleições livres, justas, transparentes e verificáveis. Alguns partidos, como o Bloco Democrático, um dos mais atuantes neste movimento, em conjunto com organizações da sociedade civil e personalidades públicas chamam a este movimento, Amplo Movimento para a Verdade Eleitoral e de Verificação do Voto.


Estamos assim a assistir a tomada de uma nova consciência: o surgimento de um movimento unitário em torno de um objetivo estratégico para esta fase.


Esta nova situação poderá transformar-se a prazo num poderoso movimento capaz de produzir a inversão da situação e criar condições para que a comunidade internacional seja obrigada a olhar, com outros olhos, a situação política de Angola e a oposição.


Mesmo que os restantes partidos políticos não participem deste movimento, o seu impacto não terá qualquer importância para o crescendo de uma contestação ampla e poderosa. Este movimento terá a seu favor a grande disponibilidade das populações, principalmente nas grandes cidades, em aderir a esta solução.


Este movimento terá ainda o grande mérito de separar definitivamente as águas, mostrando, afinal, quem está do lado de uma solução verdadeira da situação e quem está num truque de oposição.

A UNITA, deu hoje um grande passo, ao convocar a manifestação geral. Ela tem este dever, de resto, será o partido político que tem 2 hipóteses: ou luta para ganhar estas eleições, ou aceita que o partido no poder, lhe ponha mais 10 ou 20 deputados dentro da manobra de controlo dos resultados eleitorais.

Seria o fim da UNITA.

Paulo Mulemba ( Analista político do www.ponto-final.net )







Deixe um comentário via redes sociais:



Comente sem autenticar:



Actualizar comentários 

0 vascoi 23-08-2012 11:14 #34
sempre na esperança de que tudo vai correr bem. tudo que tem um principio tem um fim. palavra de a Deus pai, não mente,há tempo para todas as coisas, aqui por baixo da terra.( o verdadeiro justo é Deus) o homem não é perfeito.
0 25 de agosto 20-08-2012 21:20 #33
eu tambem vou estar la viva paz viva unita viva makuta nkondo
0 pereira 20-08-2012 16:47 #32
vamos lá vamos la forca unita estarei la se ouver manifestação,va mos acabar com as fraudes.vamos lá vamos lá
0 dilangue 20-08-2012 15:01 #31
Especialista em ciencias digital Alberto Rodrigues com uma comisao mixta de especialista possam verificar o soft da empresa vijia-lo e proteje-lo ate o dia 5 de Setembro Por isso mesmo a partir de hoje o povo deve sair na rua e exigir de uma forma brusca e violenta em frente da Embaixadas da UE que seja anulado as eleicoes ou entao que seja feita a selecao correta da empresa que vai oferecer os respetivos servicos
0 Justo 19-08-2012 20:40 #30
O que fala em Angola não é a UNITA, mas sim o povo que viu desde há muito, os sdeus interesses sacrificados! Matar intelectuais para Angola ser uma presa fácil para os escravisadores portugueses atrás de Jose Eduardo dos Santos, natural de Almerim, em São Tomé, isso é que jão pode ser!!! Sinto muita pena quando vejo ainda comentários de cegos à favor da escravização dos angolanos. Não pertenço à nenhum partido. Mas JES está a faltar respeito aos angolanos. Está gente até aqui ainda não acordou? Estão a defender o quê? CERVEJAS? ANALFABETISMO? CORRUPÇÂO? SELVAJARIA? Se JES não respeita a opnião dos intelectuais de Angola mas respeita milimetricament e os desejos macabros dos portugueses, isso é justo? Nada de escravatura, Sua Excelência!!!
0 Ex FAPLA 19-08-2012 12:43 #29
Esta manifestação daria certo se a UNITA deixa-se de serem tribalistas e rigionalistas.N unca mudaram por isso mataram o General Dembo com medo do Partido não ser dirigido por um Bacongo.
0 Agua & Luz S.A.R.L. 19-08-2012 11:50 #28
Com toda franquesa,sou Catolico, do Progresso do Sambizanga e do MPLA. Nas eleicoes de 92, votei no MPLA mas nao no Sr Eduardo dos Santos. Desta vez estou impossibilitado de votar para o MPLA por causa do seu cabaca de lista. Eu gosto do MPLA mas nao de certos dirigentes seus. E triste tirar um direito a um filho genuino de Angola do bairro Catambor, ao morro da Maianga.
+1 José Cambina Ndala 18-08-2012 23:25 #27
Viva a Doutora Micaela Weba e Doutor Nkondo,desta vez irão sorrir de alegria,por que voces já ganharam,só grande fã vosso.UNITA! que grande oposição! . Foi dificil me convecer ,mas agora ,o meu voto vai para UNITA.
0 Abre o Olho 18-08-2012 22:51 #26
Eu tenho dito que a UNITA não deve convocar sozinha as manifestações. Deve faze-lo em conjunto com a CASA-CE, PRS, BD, PP e PDP-ANA. Procedendo assim, como insistentemente sugiro, a UNITA evita ser diabolizada. Agora estão a ver??? Os meios de comunicação ja começaram! Foi vergonhoso o que vi hoje na TPA. Afinal o Ernesto Bartolomeu é puro bajú.

Para contornar isso e ja que os espaços de campanha da CASA-CE, UNITA e PRS estão seguidos, era bom que os 3 ocupassem estes espaços para falar da fraude que está a ser preparada. Isto daria 15 minutos e ja dava para contrapor a máquina propagandística do Regime.

Não expliquem muita coisa, meus senhores. Digam em palavras simples (que todo o mundo entende) que a CNE não quer entregar aos partidos e coligações, o documento que prova quantos votos cada um teve. UMA COISA É EU ASSISTIR A CONTAGEM, A OUTRA É EU LEVAR UM DOCUMENTO ASSINADO QUE GARANTE QUE NINGUÉM VAI TROCAR OS VOTOS QUE JA CONTAMOS. Mostrem os artigos da Lei onde isto está escrito para o povo ver que a triologia JES/MPLA/CNE quer batotar a oposição verdadeira. Apelo a UNITA, mais uma vez que se continuar a agir sozinha será muito prejudicada. Carambas pha.. sejam unidos pelo menos uma vez, não é possível, ó Isaís, Abel e Eduardo?
0 wazekua 18-08-2012 22:47 #25
cuidadao povo o mpla tem so uma saida .cazo ganhare elençoes 2013 no prosimo ano o talho e matador jed tem muito trabalho a fazer nos cuadros da oposiçao.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber as novidades do Club-K directamente na sua caixa de e-mail toda manhã entre ás 8 e 9 horas de Angola.

INSERE O SEU E-MAIL