Brasil - O programa do MPLA terá sido copiado do programa do PT no Brasil. A revelação é do jurista angolano Nelson Custódio que vive a mais de 8 anos no Brasil cuja explicação segue na integra.


Fonte: Club-k.net/Facebook

"Moro no Brasil há quase 8 anos; já vi três eleições aqui. Conheci o Brasil quando o Lula foi eleito no primeiro mandato, acompanhei toda campanha da sua reeleição; vi a eleição da Dilma; conheço os programas do PT e do PSDB; li todos! Posso lhes assegurar que o programa do MPLA, foi feito por marqueteiros brasileiros. Até a campanha na TV está igualzinha ao do PT quando o Lula lançou a Dilma à presidência. Portanto, isso é fraude.


Pois, como um Partido que não consegue elaborar um programa pode governar Angola? Um programa que não leva em consideração as assimetrias e as necessidades das populações mais desfavorecidas, como pode dar certo; ser eficiente?

Parece brincadeira; mas o MPLA quer implementar vários programas sociais em Angola (li o programa do MPLA), que são iguaizinhos aos programas sociais que o PT implementa aqui no Brasil. Esses programas sociais, adotados pelo Lula na seu primeiro mandato, garantiram a sua reeleição e a eleição da Dilma. Quanto à Angola, o problema é que o MPLA ao copiá-los querer coloca-los em prática em Angola com nomes diferentes, comete vários erros estratégicos crassos.

 

O Brasil é um país muito diferente de Angola; tem descentralização política, administrativa e financeira. Os governadores e administradores são eleitos pelo povo; eles tem recursos dos próprios municípios para implementar programas de campanhas., o Governo Federal, apenas complementa; isso torna Administração Pública mais eficiente.


O Brasil tem comunicação; existe separação e interdependência entre os poderes; em Angola não temos. Aqui o judiciário fiscaliza a Administração Pública e a população tem meios jurídicos para tal; em Angola isso é uma miragem.


As políticas públicas do Governo Federal, portanto, são para garantir o desenvolvimento e combater as assimetrias que o país possui (país continental). Em Angola uma vez que tudo é centralizado; depende do Pr. não dá certo copiar. Isso é plagio; é fraude. O nosso povo não lê, por isso é aldrabado. Uma política pública no Cunene tem que ir pra Luanda, quando for aprovada e voltar para ser implementada, a realidade local, que é dinâmica, já mudou exigindo outras intervenções.


Daí o nosso atraso! Enfim...só para dizer...


Esse Governo é uma Fraude há muito TEMPO! Uma cópia de outros países destes 1975. Significa que a soberania não nos pertence...; pena que Angola está vendida.....

Nelson Custódio