Kuito - Um incêndio numa residência, na madrugada de ontem, vitimou uma família de oito membros no Bairro Catraio, na cidade do Kuito, província do Bié. Maria da Graça, de 27 anos, a responsável pelo agregado familiar, morreu carbonizada no seu quarto enquanto os seus quatro filhos, dois sobrinhos e um primo sucumbiram por inalação da dióxido de carbono ou seja, asfixiados pelo fumo. Os serviços de protecção civil e bombeiros aventaram a possibilidade de um curto-circuito como a causa do incêndio.


Fonte: Club-k.net

Image

Por sua vez, Isaías Mandavala, familiar das vítimas, disse que foi alertado pelos vizinhos e, quando chegou ao local, já os bombeiros estavam a remover os corpos. Os vizinhos, sob anonimato, reclamaram sobre a resposta tardia dos bombeiros em acudir a família, uma vez que a sua unidade se encontra a poucos metros do local do sinistro.

No entanto, o porta-voz dos bombeioros, Vasco Chioca, invocou a chamada tardia dos vizinhos como a causa da resposta demorada. Em gesto de solidariedade, a administração municipal do Kuito providenciou, à família enlutada, as urnas para o funeral e bens alimentares para o óbito, segundo informações prestadas por Isaías Mandavala.

*Edú Wãnga