Assumir responsabilidade

O carismático dirigente do “ Galo Negro” adiantou possuir um vasto “leque de opções e outros voos” que, no entanto, evitou revelar à Rádio Ecclésia.

‘Em cada situação de desafio há oportunidades. O importante é saber valorizar as oportunidades para continuarmos a servir os angolanos com verdade, com coragem, mas sobretudo com firmeza e dignidade” – sublinhou Chivukuvuku.

Instado a comentar a derrota do seu Partido nas eleições legislativas de 5 de Setembro último, sugeriu a parábola do médico e do doente, defendendo assim um diagnóstico sério ao recente descalabro eleitoral.

 “O Processo de avaliação leva tempo. O importante é as elites políticas assumirem responsabilidade dos processos hisóricos, seguir a parábola do médico e do doente. Diagnósticos realista e não ilusório, em que nos aldrabarmo-nos a nós próprios. O que levou a esta derrota? Factor do contexto. O país que temos haverá de se enganar a si próprio. Haveria factor de condução do processo eleitoral sem lisura e coisas internas nossas e é preciso dar a prescrição adequada” – sugere Chivukuvuku.

 Sobre a vitória esmagadora do MPLA, considera que é «é um desequilíbrio excesivo para uma democracia saudável”.

Mas – continuou – “o povo é sobreano, se esta foi a decisão legitima dos angolanos , temos que recomeçar a aceitar . É preciso que cada partido tenha a capacidade, os que gnaharam assumirem a responsabilidade, e isto implica procurar correspondeder aos anseios das populações, os que perderam tirarem as lições”.

Fonte: Apostolado