Luanda - Parece extranho trazer no campo da aprendizagem o contributo da psicanálise, pois sabemos que a importancia da psicanálise se deu sobretudo no campo clínico, terapeútico a partir do grande trabalho de Freud e continuamente pelos Neofreudiano.

Fonte: Club-k.net


Na verdade a psicanálise é um saber científico que ocupa várias aréas do conhecimento e que o começar no campo clínico e terapeútico não à restringe a outras categorias psicológicas importante como a aprendizagem e outros conceitos associado a este. Ele, Freud estava muito atencioso às decorrençias do quotidiano, com o seu redor, com a sua vida social, com a construção do conhecimento, e sobretudo, dizem as literaturas, a maneira como funciona a mente humana, mas claro, não como na prática funcionalista do americano James, mas sim desde o ponto de vista da sua própria metapsicologia, fundamentando-se em conceitos e termos auténticos como por exemplo aparelho psiquíco.

É fundamental explorar e extrapolar a cosmovisão e concepção de homem que Freud nos legou, mesmo que as literaturas científicas concebidas à disciplina de psicologia educacional não consagrarem uma teoria da aprendizagem psicanálitica e desde já sou apologista de uma micro reformulação do programa de psicologia educacional do ISCED, porém, precisamos nos empenhar no sentido de resgatar o valor, o contributo deste outro lado da psicanálise não muito conhecido para o estudo da aprendizagem.


Não há, como disse, uma teoria da aprendizagem psicanálitica porque Freud foi um teórico do desenvolvimento e todas teorias da aprendizagem, clássicas, se referem a alguma coisa que pode ser vista em qualquer época de desenvolvimento, busca leis universais, portanto este grande teórico estava preocupado com este desenvolvimento humano. Entretanto dentro deste enorme estudo por ele desenvolvido, teve uma grande preocupação com o binómio ensino-aprendizagem.


Para início de colocação, Freud diz que há três profissões impossíveis: o educar, o psicanalisar e o governar (citado em Dewald 1981). Ora, quando ele diz que estas são profissões impossíveis não está se referindo a sua não exucução, na verdade o que ele está dizendo que é que estas profissões normalmente nunca conhecem um estado total de plenitude de realização e que sempre o sujeito será um produto inacabado.


A própria historiografia testemunha a aliança que Freud teve com grandes personalidades empenhadas em educação, inclusive foi amigo de um pastor vienense que se chamava Fischer, com o qual desenvolveu dialógo, envios de cartas (prática muito comum antes das revoluções Burguesas) e de contribuições de um lado e de outro sobre questões ligadas a educação, tudo indica que a preocupação por uma abordagem interdisciplinar já esteve presente no campo mental destes grandes autores.


O segundo ponto que pode ser explorado da psicanálise para o estudo da aprendizagem é como é que funciona o pensamento, Freud se dedicou muito aos passos ou instânçias psíquicas típica. Em 1895 começou a escrever o projecto de uma teoria científica, que finalmente acabou como um mero rascunho por não ter sido publicado, este projecto envolveu um apêndice na qual ele estuda os processos normais de pensamento e que ainda estão muito actuais.


O terceiro ponto que me parece muito importante diz respeito as relações interpessoais que outros exegetas de Freud preferem chamar de aprendizagem por identificação, que diz respeito as referencias que o sujeito escolhe para o seu aprendizado da vida. Todos nós temos ou identificamos no contexto, modelos significativos, para ou quando estamos em estudos, em construção, em aprendizagem, e é útil lembrar a continuidade como uma das carateristicas da aprendizagem. Ora, esta aprendizagem por identificação é muito importante na relação professor aluno…