Benguela - Caros Angolanos e Estrangeiros, pessoas singulares e colectivas permitam que apresente uma breve reflexão sobre um dos grandes actores da vida política angolana, aquele que por muitos é tido como o TITÃ da política angolana, em suma a minha análise sobre o MPLA.


Fonte: Club-k.net
 

(5) CINCO PONTOS PARA REFORMAS NO MPLA

Numa breve análise apresento aquelas que considero ser algumas linhas mestras para que num futuro próximo o MPLA não caia na banalidade ou no contexto da saudade de um movimento extinto ou adormecido como muitos em diversas partes do globo, assim sendo, considero cinco pontos essenciais para uma reforma interna deste partido:

I – Nova Liderança

II – Democracia Interna

III – Surgimento de Políticos

IV – Mudança de Ideologia

V – Um Partido para Todos

(I)                NOVA LIDERANÇA

Ao longo do reinado do Eng. José Eduardo dos Santos a frente dos destinos do MPLA, muitos são os feitos que este movimento conseguiu alcançar, ou seja, durante algum tempo o líder era visto como Bestial. Só que com o passar dos anos a visão dos seus seguidores e não só tende a cair de Bestial para Besta, onde o (ex) líder do povo já não goza de tanta popularidade como tentam fazer os menos desatentos acreditar. Com o seu reinado muita coisa mudou sendo que houve grandes e graves alterações no:

a)      Enfraquecimento do BP e CC do MPLA, onde ânsia pelo controle excessivo e abusivo do poder, fez com que esvaziassem os poderes que outrora (tempos dos muatas) tinham, tendo os estatutos do próprio partido sido barbaramente alterados face a vontade de permanência vitalícia de um homem.
b)     Discursos Desactualizados: torna-se frequente assistirmos que os pronunciamentos e/ou desabafos do líder do MPLA não vão de encontro as expectativas e ânsias dos seguidores e demais actores da sociedade, é coisa para dizer que quem os elabora não deve ter noção que o povo angolano deixou de ser simplesmente POVO, MASSAS, PÉ RAPADO, IGNORANTES, ETC, hoje é necessário ter equidade e transparência nas alocuções elaboradas para nós angolanos, temos capacidade de discernimento.
c)      Apostas Erradas na escolha de colaboradores: Não se percebe o porquê de tentos erros cometidos pelo (ex) líder do povo na escolha dos seus mais directos colaboradores, continuamos assistir a dança das cadeiras palacianas, o jogo da cabra cega onde uns são atirados a sua sorte e nada fazem e a aposta do (ex) líder nos incompetentes, coisa para dizer “diz-me com quem andas, que dir-te-ei quem tú és”.

 

(II)             DEMOCRACIA INTERNA

De todos os males que enfermam o MPLA, este é um dos mais críticos e deve ser visto com muito cuidado e coragem de quem faz parte das estruturas internas no movimento, ou seja, há uma necessidade de:

a)      Reforço e Exercício da Liberdade de Opinião no seio do partido, uma vez que desde os militantes do topo aos da base é frequente ouvir-se o slogan “sob a orientação do Cda. Presidente” ou seja tudo é decidido pelo (ex) líder do povo. Nas reuniões do próprio partido só a vontade do chefe prevalece, tal como a imposição do nº2 da lista dos deputados e aplaudido (fingidamente) pelos camaradas.


b)      Término da Bajulação e Idolatria a Figura do (ex) líder, ou seja, assistimos constantemente avôs, pais, mães, filhos, filhas, netos, bisnetos, etc, na ânsia de algumas migalhas a idolatrarem a figura de um homem, sendo que muitos nem o aniversário dos seus próximos festejam mas do (ex) líder é prioridade.

c)      Termino do Nepotismo e Amiguismo, ou seja, no seio do MPLA esta pratica é moda, faz parte do quotidiano só não sei o porquê que não publicam nos estatutos do movimento, uma vez que é do conhecimento geral que grandes cargos e não só servem para figuras cujo parentesco associa-se a nata de dirigentes do MPLA.

d)     Reforma do (Ex) líder, penso que o actual lider do MPLA, já não tem mais nada a provar, acrescentar ou a mudar nesta sociedade, pelo contrario tem apenas coisas a tirar desta pátria em prol do seu interesse desmedido. Caro presidente, sei que algum dia foi uma pessoa de bem, não faça com que o seu nome e família fiquem manchados por um capricho seu. A idade quando avançada, não nos permite fazer grandes esforços psíquicos e físicos mas permite-nos aproveitar as alegrias que a vida nos presenteia (família). Por favor a sua reforma é indispensável para que a sua organização não fique manchada no futuro.
 
(III)          SURGIMENTO DE POLÍTICOS

Hoje é visível nas estruturas do partido que há falta gritante de figuras com cariz político, ou seja a direcção do MPLA não tem políticos natos ou feitos, tem sim alguns metidos a políticos. Se olharmos para a estrutura do partido, bem como a JMPLA e a OMA, estão a mercê de mercenários, arruaceiros, oportunistas, bajuladores, etc.

Penso que para este problema, é necessário apostar nas bases do próprio partido bem como em figuras da sociedade civil, até porque hoje a politica não se faz só com pessoas que estão nas fileiras dos partidos. Camaradas, fazer politica não é só em tempo de eleições com maratonas, bebedeiras, campanhas de limpeza, caldos, ou discursos inflamados de ódio sustentados no passado. É ter pessoas capazes de emitir e ouvir opiniões, é ter pessoas capazes de reconhecer fraquezas em determinadas matérias e dar oportunidade a quem sabe do assunto, é ter capacidade de influenciar o eleitorado não pela via da bebedeira mas sim pelo diálogo e trocas de opiniões, em suma é ter capacidade de contestar o líder, de dar razão a quem tem independentemente da sua cor partidária.

(IV)          MUDANÇA DE IDEOLOGIA

Sobre este ponto, tenho a certeza que mais da metade dos que dizem ser amigos, militantes e simpatizantes do MPLA, nem sabem qual a ideologia política que o seu partido segue, e aqueles que até a lêem nos seus estatutos nem compreendem ao certo o que significa. Caros camaradas, é hora do partido definir e assumir o que de facto segue. Até mesmo os gays assumem o seu papel, o porquê do MPLA não clarificar a sua ideologia política? Se de facto consideram-se apologistas da democracia e estão dispostos a seguir as regras dela, por favor analisem o vosso “Socialismo Democrático”.

(V)             UM PARTIDO PARA TODOS

Finalmente, é minha opinião que o MPLA, tem a obrigação de fazer com que os seus militantes, amigos, simpatizantes e não só, sintam que o MPLA é Um Partido para Todos, e que neste movimento todos são úteis, e que dentro do partido o valor mais forte é o RESPEITO PELA DIFERENÇA (ideias, ideais, cor de pele, religião, género, status social, condição física, etc..) e que o partido não vive do passado.

 

Ao terminar deixo um conselho aos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, não pensem que os que sofrem são os que não estão ligados ao vosso movimento, pelo contrario vocês até sofrem mais que todos nós (sabem disso no vosso coração), e por isso quero que reflictam sobre duas parábolas:

 

1.      “No mar, mais vale ser cabeça de peixinho do que cauda de tubarão”. (autor desconhecido).
 
2.      “Prefiro uma guerra justa do que uma paz injusta”. (Dujó - OPS)

 

J .A. Tonga (filho)