Luanda - Como leitor assíduo e apreciador de assuntos políticos (embora não tenha experiencia no ramo) tomei a liberdade de analisar o seu artigo intitulado “Casas” e anexos são embustes políticos sem sucesso.

Fonte: Club-k.net

ImagePerdoe-me por não o tratar por Deputado, Jornalista, Escritor, Doutor ou mesmo Senhor, uma vez que sou apologista em atribuir títulos a quem de facto mereça e eu reconheça que tem valor, sendo que como Deputado o João não tem e nunca terá competências, é um autêntico vexame prova da qual este cargo não foi conquistado por mérito seu. Tratar-lhe por Doutor, isso nem sombras pois no campo académico não conhece-se feito notáveis; como Jornalista pior uma vez que não sabe ser imparcial; Escritor… hum, não isso não as pessoas pensam que ser escritor é publicar qualquer lixo literário e até com plágios dá o direito a serem conotados como escritores, se assim for todos nós somos escritores pois escrevemos coisas…

 
Porém passo a uma breve análise ao seu artigo:

 
1.       Afirma que há semelhanças nos discursos do líder da CASA CE com os do fundador da UNITA no ano de 1992. Há algum problema em ter discursos semelhantes? Permita que apresente algumas frases ditas pelo actual líder do MPLA “Angola é um canteiro de Obras”- sabe a proveniência do texto sublinhado na frase? Já ouviu falar de Juscelino Kubitschek? Ou esta que é moda, “O MPLA é o partido do povo…” conhece o celebre discurso de Abraham Lincoln a 19 de Novembro de 1863 onde passo a citar um pequeno techo “… Um governo do povo, pelo povo e para o povo…” Consegue ver alguma semelhança aí? Algum plagio ou aproveitamento?...

 
2.       Afirmou que o líder da CASA CE, nos discursos fala em português e Umbundo. Qual o problema nisto? Se bem me lembro, foi o próprio MPLA que há tempos idos manifestavam a necessidade do resgate e valorização das línguas nacionais… Esqueceu? Hum, já sei este tema não lhe dizia respeito até porque não foi a sua comissão que tratou. Já agora, o João ao menos sabe falar Umbundo? Uma vez que faz alusão a uma suposta tradução…
 

3.       Também afirmou que quem tenta falar como SAVIMBI tem a mesma intenção que o mestre… Ora João, o facto de alguém tentar falar de forma semelhante a outras pessoas significa que não é sério conforme afirma no texto? É isso mesmo? O que dizer daquelas pessoas que apoiaram lideres fracassados, ditadores, corruptos como o KADAFI, MUGABE, GBABOO, etc.. Esta atitude torna o apoiante “JES” como eles?...

 
4.       Afirmou também que a estratégia da CASA CE resume-se a 4 linhas de força… O que dizer da do MPLA??? Serei mais claro, Alguém que Renova promessas inexistentes (Angola crescer + para distribuir melhor); Alguém que asfixia as demais formações politicas, usando para tal sem respeito e a revelia a Constituição da República, a titulo de exemplo colocação por via de imposição da ex-presidente na CNE sem que reunisse requisitos para o cargo; Alguém que nas vestes de presidente da republica utiliza as realizações do Estado para dar ênfase ao partido em vésperas de eleições e no seu próprio aniversario… Já agora, quais as linhas de força do plano de governação do MPLA? Conhece o Plano de Governação de Moçambique 2025? Aconselho-o a ler e fazer uma análise com o vosso…

 
5.       Afirmou que a CASA CE, tem proferido insultos e calunias ao vosso partido e membros… Que mal pergunte, como explicar que dirigentes tornaram-se milionários em poucos anos? Que rendimentos são estes que geram lucros astronómicos? Já sei, eles jogam o Angolamilhões promovido pela lotaria do MPLA e amigos, tal como na Europa há o Euromilhões. Só que no Angolamilhões, há sempre vencedores e os sorteios são diários…

 
6.       Acha ridículo o pronunciamento do líder da CASA CE, em resolver o problema da corrupção caso vença as eleições em 1 ano. Sabe João, aqui notei claramente que não sabe o significado do termo RESOLVER, está a confundir com o termo ACABAR. Porém, admitiu ainda que de forma inconsciente, que em Angola há corrupção e que sabe a origem e fonte bem como não acredita que no prazo indicado seja resolvida. Hum, está a ver como até o João está dentro deste assunto…

 
7.       Outra afirmação é que a CASA CE é composta por figuras “fracassadas nas suas experiencias politicas anteriores”… João, a pior coisa é não ser humilde o suficiente para reconhecer a capacidade dos outros, ou seja; conhece ao menos a trajectória política do líder da CASA CE ao longo da sua militância nas fileiras da UNITA? Os cargos que desempenhou e decisões que mediou? Será que pelo facto de alguém sair duma organização por razões N, é sinónimo de fracassado? O que dizer de indivíduos no MPLA que em tempos idos foram Chefes da Casa Civil da Presidência; Secretários do Conselho de Ministros; Primeiros-ministros; Vice-presidentes; ministros, deputados, membros do BP e do CC do MPLA, hoje atirados a sua sorte são FRACASSADOS? Ao menos consegue indicar 4 nomes de figuras no MPLA, com perfil político e percurso de reconhecimento internacional como o do líder da CASA CE.
 
8.       Disse que a CASA CE, quando refere-se ao seu cabeça de lista utiliza o termo “Ele é Angolano”, e pergunta se os outros candidatos não são angolanos. Ora, ora João nem parece uma analise inteligente… Quando o líder do MPLA diz que “os mentirosos terão a resposta nesta eleição”… Ele (JES) não é mentiroso?  Ou seja, o João sabe ao menos o que é a política? Em campanhas, é puramente normal utilizarem-se metáforas, figuras de estilo, sentidos figurados; Slogans ou frases curtas mas de profunda reflexão para o eleitor, etc..

 

Amigo João, poderia enumerar vários aspectos incongruentes no seu texto, mas fico por estes até porque não é intenção minha desacreditar uma figura como a sua perante a sociedade. Porém, usando de um princípio universal pelo qual me pauto, dou-lhe o direito de responder e/ou contestar estas humildes linhas que apresentei, e caso queira um debate comigo, por favor é pedir e escolher o local e meio a utilizar. Repito, não sou político, jornalista, escritor, doutor e mais alguns supostos e desmerecidos títulos que tem vindo a ostentar, mas garanto que em qualquer matéria do saber que o João queira abordar o debater comigo, não terá hipótese alguma de sair-se bem. Por isso aguardo ansiosamente a resposta do João Melo - AMPUTADO DO MPLA.

 
OBS: Evite utilizar linguagem vil e baixa, até porque também o sei utilizar. 


J.A Tonga (filho)