Luanda - Emídio Fernando entende que há uma maior participação das pessoas e uma provável «maior divisão de votos» do que aconteceu aquando das eleições de 2008. O diretor do jornal angolano "Nova Gazeta" considerou «muito difícil» que se repita nas eleições gerais angolanas desta sexta-feira, 31/08, uma «vitória esmagadora» do MPLA, tal como aconteceu há quatro anos.

Fonte: TFS

Em declarações à TSF, Emídio Fernando lembrou que agora «há maior consciência e maior participação das pessoas e maiores discussões nas ruas e nos jornais» do que havia aquando das últimas eleições em 2008. «Sobretudo há também uma maior divisão dos votos», porque «apareceu outro partido novo» numa referência ao CASA «mesmo sendo extraído em grande parte da UNITA», lembrou.

De acordo com Emídio Fernando, a coligação CASA, liderada por Abel Chivukuvuku, «conseguiu captar algumas pessoas do MPLA e muita juventude», estando a criar alguma expectativa em relação a estas eleições. O diretor do Nova Gazeta referiu ainda que foram poucos os incidentes ocorridos durante este ato eleitoral à parte de um ou outro causados por «atrasos em mesas de voto».

Emídio Fernando recordou que a polícia angolana «foi reforçada na rua» num dia em que não houve problemas «tirando as tiradas políticas habituais nestes casos» e que se centraram nos protestos da UNITA em relação a estas eleições.