Luanda - Não se preocupem com fraude! – Disse muitas vezes, Abel Chivukuvuku, desde a criação da sua badalada coligação eleitoral. Comentei algumas vezes, neste portal sobre duas das várias promessas de Abel Chivukuvuku, para as eleições de 2012.


Fonte: Club-k.net

1. Que tinha a solução final para a fraude. E que tal solução a aplicar iria fazer com que a mesma não influenciasse decididamente os resultados.


2. Salvação de Angola. JES seria mandado para casa, e o MPLA, confinado na oposição. O resultado eleitoral já está praticamente decidido, e então cadê a SOLUÇÃO? Claro a não aplicabilidade desta, condicionou, é logico a segunda questão acima delineada ou promessa de Abel Chivukuvuku. Ora a pergunta é; PORQUE AC FEZ TAL PROMESSA? Porque atirou areia aos olhos do eleitorado? Em benefício de quem fez o BOI DORMIR?


Quando elaborei o artigo; “Chivukuvuku convincente no silêncio?” Me referi e raciocinei com os leitores, sobre que aspecto relacionado com o combate real da fraude, era o AC realmente convincente, ou porque AC não direcionava para o combate real da fraude, a sua pujança oratória ou capacidade de articular o verbo.


Tudo na vida, tem um objetivo um propósito ou uma finalidade, qual foi o propósito de AC ao fazer tal fantástica e inovadora promessa? Quem ou a quem serviu tal promessa? Não acredito que AC é um “palerma” e que fez, tal promessa de ânimo leve, só para ganhar alguns votos, pois que é uma promessa de fácil controlo, quero dizer, é uma promessa que os eleitores poderiam controlar muito facilmente a sua aplicação e consequente resultado.


Tal promessa ficou de forma indelével marcada na mente da opinião pública, como AC poderia ter a veleidade de pensar que a opinião pública iria esquecer tal promessa?


Só encontro uma resposta para tal incongruência, alguém prometeu tal ao Abel e este crédulo, acreditou piamente. AC agiu de acordo com a promessa que lhe foi feita, por alguém algures (?!) e muito bem colocado, e como AC tinha como missão esvaziar a UNITA, esta tudo dito.
MISSÃO POSSIVÈL:- Esvaziar a UNITA


AC tem a obrigação de vir ao público e explicar porque não conseguiu cumprir com a fantástica promessa, AC não pode fingir, que não fez tão crucial promessa, ou agir daqui para frente como, se nunca tivesse prometido coisa alguma. Bem o disse antes, AC só iria manifestar-se ou queixar-se da fraude, em 2 de Setembro, e foi o que aconteceu.
AC e a sua casa, não alinharam no combate REAL a fraude, manteve-se equidistante, só 48 horas antes, fingiram – com todo cinismo - alinhar. Quando a UNITA marcou a manifestação do dia 25, AC também marcou uma manifestação, para o mesmo dia, e tal serviu o propósito de JES, foi dada ordem para a generalizada fraude avançar. É de realçar que foi basicamente a primeira marcada e realizada pela Casa, não parece isso estranho?


Quero dizer se a manifestação da UNITA, tivesse a gigantesca aderência do dia 19 de Maio, JES não se atreveria a dar tal ordem ou então, iria cumprir com as recomendações dos Brasileiros, iriam ficar na fasquia dos 60-65%.


AC fez ainda o pior, no comício de que foi o principal orador, não incentivou as pessoas presente em tal evento a aderir a manifestação da UNITA, que estava marcada para as 15h daquele mesmíssimo dia. AC pareceu não estar na oposição, pareceu fazer parelha com JES, e só assim se explica as palavras do Nr 2, o almirante Miau (o tal, exemplo de patriotismo); “a manifestação da UNITA, é um atentado a democracia”, claro a manifestação realizada pela Casa, foi pró-paz, entende-se de acordo o linguajar do regime; Pró- JES.


AC e a sua casa, vão acabar por aceitar os resultados, para também aqui cumprir com o seu papel e combater uma provável atitude mais dura da UNITA e deixar este partido sozinho, e vitoriar cem por cento o MPLA, vamos ver este profético quadro no parlamento, a Casa de AC, nunca vai alinhar com a UNITA para o benefício da democracia, vai sim, alinhar sempre com JES. Alias a Casa foi construída para albergar um único inquilino; JES e família.


Nunca na minha vida, pensei, mesmo na hipótese mais remota e céptica que um dia fosse ver o velhaco de Jorge Valentim com as cores do MPLA, ora, vi o que para mim era o inimaginável, portanto nem sequer mato a cabeça, conjeturar que algum dia ainda vou ver, Abel Chivukuvuku uniformizado com as cores do MPLA.


AC é subordinado e militante acérrimo de JES. A própria CASA-CE é, esta sim! Uma gigantesca fraude, a maior de que fomos – um dia - testemunhas.
Verão um dia compatriotas.

Domingos Bernardino Vilombo --- ( Redactor do www.ponto-final.net )