Luanda - Comunicado oficial em Washington diz que “sociedade civil angolana e os partidos políticos suscitaram importantes preocupações" relativas ao processo eleitoral o qual foi "um passo em frente".


Fonte: VOA


Os Estados Unidos felicitaram hoje o povo angolano pela realização das eleições de 31 de Agosto, mas exortaram as autoridades a investigarem e a responderem rapidamente a todas as reclamações eleitorais.

Um comunicado oficial do Departamento de Estado, divulgado em Washington, diz e citamos: “Damos os parabéns à Comissão Nacional Eleitoral por coordenar uma eleição pacífica e bem gerida”.

E adianta: “Contudo a sociedade civil angolana e os partidos políticos suscitaram importantes preocupações relativas a acesso desigual aos meios de comunicação social, problemas com os cadernos eleitorais, e a ausência de acreditação atempada dos observadores nacionais, internacionais e dos partidos políticos”.

O comunicado oficial do Departamento de Estado “exorta as autoridades angolanas a investigarem e a responderem rapidamente a todas as reclamações eleitorais, ao mesmo tempo que trabalham para aumentarem os direitos políticos e liberdades cívicas”.

O comunicado elogia o povo angolano e saúda os partidos “pelo seu engajamento cívico e debate construtivo sobre o futuro do país”.

“As eleições de 2012, afirma o documento, constituíram um passo importante para o fortalecimento das instituições democráticas angolanas. Os Estados Unidos querem cooperar com o governo de Angola, todos os partidos políticos representados na Assembleia Nacional, as organizações locais da sociedade de civil e o povo angolano, para fazer avançar o nossos interesses comuns na democracia, direitos humanos, segurança, desenvolvimento e crescimento económico”.