Luanda - Os votos estã a ser contados e já dão naquilo que são os numero provisórios maioria qualificada ao MPLA e ao seu cabeça de lista, o Presidente José Eduardo dos Santos e pelos vistos nada se alterará nos proximos dias até o resultado final se tivermos em conta os numeros que a CNE nos apresenta no decorrer de todos os dias.


Fonte: Club-k.net

A CNE e a polícia garantem que o processo eleitoral foi justo e sem incidentes ao contrário daquilo que alguns partidos concorrentes dizem nomeadamente a UNITA, CASA-CE e PRS respectivamente.


Terão os partidos da opsição acima referido motivos para apresentarem os seus descontentamentos em relação aos resultods? Se sim, aguardamos que os mesmo apresentem provas materias para junto ao tribunal constitucional  quanto cedo possível, isto é, tão logo a CNE divulgue os resultados finais se possa impugnar os resultados como diz a lei,  por formas a que quer a opsição quer os seus eleitores se sintam confortados e defendidos o seu direito ao voto.


Uma vez não apresentada provas de irregularidade no processo tal como tanto se propala, então só restará a oposição manter apostura de aceitação aos resultados que dai advirem .


Obectivo primordial do ser humano - Sugestões


Como cidadão deste País e parte integrante do mesmo, cabe-me humildemente expressar a minha opinião para o bem da mesma podendo no entanto ser benéfico para o País e os Angoalnos.


Já alguma vez paraste e perguntaste o que fazes aqui na terra? Qual o objectivo enquanto ser humano e servidor do povo? Quantas pressões desconheces? Tudo o que se denomina vida tem de crescer. Todo ser humano deve crescer e seguir em frente na sua evolução
Verificamos no decorrer da governação do MPLA como partido-estado após o conflito armado que dilacerou o País durante décadas, que em meu entender não tinha razão de ser porque digladiaram-se individuos da mesma pátria por idiologias diferentes, sentimos algum desenvolvimento vs crescimento no País, desde a construção, edificação e reabilitação de varias infraestruturas, nomeadamente estradas, barragens, Instituições de Ensino de base, médio e superior do estado e privados,  a edificação de novas centralidades, enfim, um conjuntos de estruturas com algum impacto no sentido Macro embora muitos questionam a consistência e ou durabilidade das mesmas,  mas ainda sem reflexo no sentido Micro isto é, não se refleti na vida do simples cidadão.


Para tal, faço votos que com mais um mandato que o povo confere ao MPLA e ao Presidente JES se conformem novos metodos eestrategias de governação para melhoria de vida dos cidadãos deste país. E para que se efective é necessário conbatermos alguns males e vicios que enfermamesse país.


Queremos que com  esse voto de confiança que o povo deu ao MPLA/JES para mais um mandato, que o mesmo actue em beneficio e sobretudo com os mais desfavorecidos. Do interior do homem é que saem as más intenções e tornam impura as governações, falo propriamente daqueles a quem por vezes depositamos e indicamos para orientar o pais e que de forma distorcida comprometem. Para tal é necessário que MPLA/JES actue no combate de todas essas imoralidades daqueles a quem confiarem na composição do novo Governo dos proximos 5 anos, combater com as injustiças, as fraudes, inveja, difamação,orgulho, insensatez, enfim, todo um mal que possa prejudicar Angola e os Angolanos.


Moisés foi o libertador do povo de Israel durante a caminhada para a terra prometida. Foi ele que recebeu a tábua dasleis no Monte Sinai. Moisés recordou a necessidade de observar os mandamentos como única luz para a nossa vida e a nossa salvação(ver Deut Cap4 1-2 e 6-8).


 Duas verdades do ser humano, amar e ter fé. Não me parece que seja assim tão complicado, mas enquanto o ser humano teimar em criar problemas das mais diversas especies, a incompreensão dessas duas leis permanecerão. É isso que esperamos do MPLA/JES, amar plenamente Angola para o bem de todos os angolanos. Todo Angolano é considerado uma celula de Angola, do mesmo modo que que o corpo possui biliões de celulas. Se cada uma das celulas tiver  saúde, terás um corpo saudavel com o qual te será agradavel viver.


Esperamos que o MPLA/JES porque é responsabilidade dele, purificar o novo governo que em breve tomará posse, mantendo saudavel fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Deste modo, a harmonia reinará entre todos os angolanos e angola se tornará um lugar próspero.

Plano Economico 

Algumas pessoas afirmam que existe muito progresso, que Angola no seu conjunto evoluiu. Sim, se pode aceitar nalgunsaspectos acima referidos, também é aceitavel e discutivel que em outros tantos aspectos ela não evoluiu. No entanto, basta olharmos à nossa volta para provarmos o contrário. As Farmácias, os Hospitais, as Prisões os Asilos multiplicam-se. As pessoas estão cada vez mais doentes, teem problemas fisicos reais. Os meios de comunicação (TV. Rádio e Jornais), revelam-nos diariamente atrocidades. Será esse o reflexo da evolução? O ser humano tem razões para estar insatisfeito.

Educação/Saúde

Não podemos nos acomodar enquanto não se investir fortemente na educação pois os paises so se denvolvem com recursos humanos fortes e bem instruídos. Precisamos de Escolas vs centros de formação e centros hospitalares municipais evitando o aglomerado de doentes nos poucos centrosexistentes, para tal so é possível se tivermos recursos humanos, quadros capacitados para fazer fácil às situções.

Habitação

Esperamos que neste novo mandato se adoptem politicas habitacionais, com politicas de aquisição coerente  ao contrario daquela do famoso projecto kilamba onde os preços não se compadecem com o rendimento das familias (casas economicas, alta, média e baixa renda) mas com valores que considerariamos concentâneos.

Prisões/Asilos

O estado precisa e terá como responsabilidades o combate ao desemprego. Julgamos que a taxa de desemprego da população ativapara o mercado de trabalho ainda é bastante alta e com base nos recursos existentes podemos diversificar a economia e não continuarmos apegados nas receitas do petróleo e dos diamantes. Diversificando a economia seguramentetirariamos um conjunto de familias no desemprego e consequentemente minimizavamos a probreza que ainda graça em muitas familias. Garanto que é fruto do desemprego que constatamos  precisamente as enchentes das prisões, essa camada de individuos precisam ser instruidas e colocadas no mercado de trabalho. É pura demagoia multiplicarmos o numero de prisões. Se a taxa de desemprego diminui certamente essas prisões não terão razão de existir. Então vamos substitui-las por centros de formação profissional.


Precisamos investir na justiça é um ramo por se trabalhar bastante, essa instituição precisa ser descentralizada, precisa se tornar verdaderamente autónoma e independente para melhor servir os cidadãos.


Po último, precisamos reforçar a democarcia, se tivermos uma democracia verdadeira evitamos os asilos, o lugar dos angolanos é Angola e é nela que devemos nos rever.
 
Bem haja e felicidades MPLA/JES
 
Aldino Victor
Estudante Universitário/Curso Economia