Luanda  - Humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos.- Twitter anónimo


“Saber lidar com a derrota não é ser fraco, é ser humilde e corajoso!” Diz o velho adagio popular, humildade é uma qualidade que rareia nos nossos dias, humildade é a pitada de sal que condimenta todas as outras qualidades humanas que os torna mais visíveis, atraentes e exemplos a seguir.


Fonte: Club-k.net

Um Líder sem humildade é um Líder sem caracter, e nós temos visto tantos Líderes a desfilarem pela tela da história da humanidade, que por desconhecerem este particular, acabaram sem honra e sem glória, quando eles pensavam que tinham estes últimos em abundancia; Napoleão, Hitler, Stalin, Mussolini, Salazar, Bem-Ali, Mubarak, Khadafi, só para citar alguns.


JESUS CRISTO a Fortaleza Universal


Jesus Cristo (JC), foi indiscutivelmente o maior homem que já passou pela superfície terrestre, quando em vida (na terra), tinha plena consciência da sua vida e elevadíssima posição anterior, no domínio celestial, mas quando se achou na condição humana, tratou todos com a devida consideração e deu bastas e eternas, lições de humildade, que mais de dois mil anos depois ainda espanta o mundo. JC Nunca se achou superior (e poderia faze-lo) com relação aos seus semelhantes, passava despercebido onde quer que estivesse, a sua condição humilde era de tamanha ‘força’ que, quando os líderes religiosos de então, queriam prende-lo para o matar, corromperam Judas para este o trair, assinalando-o com um beijo.


Hoje quando vemos os Líderes religiosos da atualidade entre os seus semelhantes ou entre os do seu rebanho, temos alguma duvida para o assinalar? As vestes opulentas e as joias caríssimas que os cobrem, o nariz empinado o indisfarçável olhar de desdém, de uma pretensa e hipócrita comiseração para com os que lhe rodeiam, tornam-no segura e evidentemente destacado dos demais.


Humildade não é covardia ou fraqueza. Na verdade o orgulho reflete a fraqueza, ao passo que, demonstrar Humildade não raro exige/requer coragem e força.


EXEMPLOS HODIERNOS DE LIDERES HUMILDES

Samora Moisés Machel (SM), nas vestes de Presidente da Republica de Moçambique, ao receber Ramalho Eanes (RE), então Presidente da Republica Portuguesa, no aeroporto de Maputo, SM ao mostrar orgulhoso, para o seu hóspede e homólogo, o grupo folclórico que rodopiava a destreza e a beleza da dança africana Moçambicana, SM não se coibiu deixando-se contagiar, misturou-se encantado no grupo, dançando com pujança o empolgante ritmo do grupo (para a delicia destes), Lembro-me que jornalistas Portugueses integrados na caravana de RE, levantaram a seguinte questão; “ Que vergonha! É este o comportamento de um PR?!”


Nelson Mandela (NM), é inegavelmente o maior exemplo de África e quiçá do mundo que demonstrou a maior das humildade, por isso instituiu-se um dia mundial para o eternizar.


Entre inúmeros exemplos desta singular personalidade da nossa história contemporânea, lembro-me NM, ainda nas vestes de Presidente da Republica da Africa do Sul, quando visitava o centro comercial de Johannesburg, parou no famoso e emblemático Small Street (quem conhece esta rua, sabe, que é uma das ruas mais populosa, senão a mais concorrida da cidade) para comprar um par de sapatos da loja de um indiano. Tal, deixou boquiaberto todo mundo.

Barack Obama (BO), quando hospedou o seu homólogo da Rússia, Medvedev, convidou-o para comerem deliciosos hamburger de um estabelecimento comum. BO á poucos dias atrás, ao visitar o estabelecimento de um co-cidadão, deixou-se efusivamente abraçar por este último elevando-o do solo, o que espantou todo o mundo e levantou a pertinente questão; “os serviços secretos permitem isso?!”


ISAÌAS SAMAKUVA


Já por algumas vezes, vituperei este nobre homem no qual tenho hoje, muito orgulho de o chamar meu compatriota. A visão que tinha deste homem e provavelmente muitos co-cidadãos corroborava comigo, era que Isaías Samakuva (IS) era um homem fraco, não eloquente e pouco convincente, que não estava talhado para liderar um partido que tinha responsabilidades históricas, um partido como a UNITA.


Enganei-me redondamente, graças á Deus. IS não é de facto nem de perto nem de longe semelhante ao Jonas Savimbi (JS), e ainda bem para Angola, para os Angolanos e para a Democracia, que IS não tem nada a ver com JS. IS é forte e corajoso na sua humildade, JS era muito orgulhoso, irascível e não humilde.


Se as situações (que asseguro; foram inúmeras) que JES e o seu estado-maior da intriga belicista, centrado na casa militar SINFO-SINSE, não encontrasse pela frente um sereno, responsável, Patriota e sobretudo Humilde IS na presidência da UNITA, o País já tinha voltado – uma vez mais - a guerra, JES só precisou, (e rezou para todos os Santos, principalmente para o seu patrono S. Tomé), para que IS e a UNITA lhe desse um único motivo, por mais pequenino que fosse.


Sou amigo e admirador, do General Kamalata Numa (KN) desde o tempo que coa-adjuvou a direção e a formação, da chefia do EMG-FAA, e tenho-o dito muitas vezes, KN é um Soldado de gabarito, de uma perspicácia, inteligência e coragem extraordinária, e exatamente por isso, hoje, regozijo-me por KN não estar na direção principal ou na presidência da UNITA.


Não sou militante da UNITA, mas, na campanha eleitoral que terminou desastradamente por culpa dos partidos da oposição, com exceção da UNITA, IS, ganhou seguramente mais um coração que vai bater e aplaudir as medidas sensatas, torneadas por este assombroso filho de Angola.


Dizia portanto, que, não sou militante da UNITA, mas acho que IS ainda é necessário na liderança da UNITA, para acalmar ânimos, temperar e retemperar emoções infladas, abraçar amigos e sobretudo consolando e galvanizando a enorme massa de militantes, simpatizantes e amigos a volta dos ideais e da causa da UNITA, que tornou-se a ultima e real ancora da esperança do povo Angolano.

 

IS adicionando a sua veia diplomática, dialogante inveterado e fazedor/construtor de pontes (consensos), ganhou e acumulou inquestionavelmente, uma enorme mais-valia para a condução do partido para o próximo pleito, o que o torna ÚNICO, e então depois de 2017 fazer a saída airosa, passando o testemunho para as mãos de um Jovem militante do partido, e me apraz dizer que; “uma mão cheia de jovens; Muzemba, Webba, Liberty e outros, estão secundando incondicionalmente IS, aprendendo com avidez as lições do mestre da diplomacia”. Bem-haja!


Porem tal é da exclusiva responsabilidade da massa militante da UNITA. Abel Chivukuvuku (AC), se equivocou quando pressionou o partido para ações mais contundentes e candentes, o que o fez abandonar a UNITA, por achar que os objetivos de Muangai estavam a ser traídos. Mais tarde ele (AC) tornar-se precisamente naquilo – ou pior - que ele criticou no IS, hoje digo com toda a energia; “ainda bem, que AC, não ganhou o congresso em que ele se predispôs a substituir IS, senão teríamos hoje, uma “finada” UNITA igual ao PAPOD ou a CPO dos Finados Findas”.


JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS Versus ISAÌAS SAMAKUVA


Porem as bocas dos Bentos do regime, já se fizeram ouvir, mostrando (com uma certa dor de cotovelo e ‘justificado’ receio) aos militantes da UNITA que estes devem mostrar a “porta da rua” ao IS (Líder do momento) por este, não conseguir pôr o partido no mais ‘alto podium’ do poder de Angola, outros; José Ribeiros e Kangambas (pequenos serventes), dizem já com um certo enfado, que IS já vai no segundo mandato, dando a entender que “já não pode concorrer para um terceiro mandato”, como se eles alguma vez estivessem preocupados com a ‘saúde’ da UNITA.


JES á quantos mandatos “já vai?!” Alguma vez JES permitiu outro candidato concorrer com ele ao cadeirão máximo do MPLA? Aliás, JES nunca foi democraticamente eleito no seio do seu partido – isto de candidato natural, e a solo, nunca foi apanágio de nenhuma democracia.


JES é humilde?! É só vermos o super e exacerbado e intimidatório, aparato militar que envolve cada uma das suas saídas do ‘bunker’, é tal, característico do cognominado “candidato do povo”. Tal demonstração exuberante/assassina e desnecessária de força e poder, só atestam o visível; JES é COBARDE!


JES sente-se incomodado ao concorrer com outros cidadãos a Presidência da Republica, por isso eliminar este requisito da constituição – não reconhece nestes, direito a tal privilégio -, e adotar a atípica eleição á Presidência da Republica, e mesmo assim, recorrer a uma massiva fraude para esmagar todos aqueles que ambiciona ao cadeirão máximo do Poder em Angola. Tal apenas mostra em letras garrafais: JES é FRACO!


Ainda bem, para Angola e os Angolanos, termos uma pessoa com uma mão cheia de atributos amigáveis como o cidadão Isaías Samakuva na Presidência do maior partido da oposição. Alguém que sabe como ninguém que; “O amanhã pertence á aqueles que se preparam hoje”, na sua pujante humildade, Isaías Samakuva só atesta o visível; Isaías Samakuva é FORTE.


O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 10 anos. A única coisa certa é que ele vai indiscutivelmente chegar. – Quem tem ouvidos para ouvir que oiça!
 
Nguituka Salomão