Edel é uma vergonha
Água imprópria para consumo

Começo com as senhoras que, de forma global, parecem reunir consenso em términos de formação, experiência e competência...merecem o benefício da dúvida, têm os cem dias de cortesia e desejamos sinceramente, êxitos!

Alguns Ministros: Botelho de Vasconcelhos, uma surpresa na nova pasta, até porque o seu desempenho no Ministério de energia e águas é realmente sofrível! A Edel é uma vergonha, a EPAL também...o quadro normativo tanto na área energética como  hídrica é fraco, não se cumpre, etc.! Que a Edel em Luanda e a ENE por Angola fora, facture por historial ou de forma arbitrária, sem que se ouça a voz do Ministério...que a Água que se consuma pelo país fora, seja imprópria para consumo...que não se fale de laboratórios para análises e controlo,etc, é demais para merecer o prémio de Ministro dos Petróleos! Mas o Chefe-Treinador sabe lá porquê que o nomeou??!

Kundi Pahiama: Mais velho de longa trajectória..sendo um Ministério de missão basicamente política, nos tempos que correm, não estaria mal colocar uma senhora! Seria uma mensagem contundente para o desanuviamento espiritual, para a paz irreversível, para a luta contra o machismo, para os novos tempos...Não havia necessidade..., o mais velho, podia ir para o partido e aí, fazer política!

Pedro Mutindi: não me apetece comentar mas, vou fazer um esforço...não sei realmente porquê que o Chefe o coloca aí, uma pasta de estrema importância nos novos tempos, com enorme potencial de criação de empregos, criação de riqueza e dinamização da economia. O esforço de criação de legislação que deve ser feito, assim como a capacidade para dinamizar e fomentar iniciativas e projectos nas diversas vertentes do negócio hoteleiro e turístico, requerem realmente de saber e competência...mas, talvez o chefe o queira despedir na “mó de cima”: chegou a  Ministro!

Severino de Morais: sendo um homem da casa, se sabe que reúne conhecimento e competência..., mas, o meu amigo chamou-me atenção por um detalhe: não era ele o responsável pelo património do estado? Dúvidas...não sabemos! Se foi realmente o responsável pelo património do estado, então tem uma nódoa grandíssima...é que, da forma como “açambarcaram” o património do estado nos últimos tempos, sem piedade e sem perdão ao povo angolano, fica para história! E, etc.

Chama especial atenção, a saída de dois destacados dirigentes do mais recente “milagre macroeconómico” do país, Aguinaldo Jaime e Pedro de Morais: de reconhecida competência técnica, com reconhecimento internacional e tudo...Aguinaldo Jaime, com um verbo eloquente, super avançado, a ponto de querer introduzir já Angola na elite das inovações e novas tecnologias...E Pedro de Morais, melhor Ministro das Finanças de África (presente  envenenado), ficam simplesmente fora, da equipa económica do Governo, quer dizer, fora do núcleo do poder económico real do país!sem mais comentários!

Mas a dado momento da nova amena e divertida conversa, caímos na real: e muda (vai mudar) mesmo alguma coisa, com a nomeação dos novos Ministros? Claro que vai, até porque, neste momento, Angola nem precisa de competência para mudar...o dinheiro “fala alto”! pense-se num projecto, traga-se uma empresa capaz de o executar e, o projecto sai...obra feita! Para gerir depois o projecto com competência, isto são outros quinhentos...é por isso que temos aí a TAAG, a EPAL, a EDEL, etc,etc.

Então acabamos por cair no que se chama o Sistema! Afinal o qué o Sistema? Vou tentar defini-lo mas, é muito mais complicado do que parece: O sistema é um ente etéreo, imaterial (é como deus), que todo o mundo sofre as consequência da sua actuação e decisão, mas, ninguém sabe, a priori, antes de sofrer as suas “artimanhas”,  o que é, nem quem são, (um famoso jornalista da praça, deve andar a procura do sistema); é um jogo de interesses tácito e implícito, sem regras definidas, ou melhor escritas, que  além de, escorraçar e inviabilizar todo o “intruso” que ponha em risco os seus interesses, por um lado,   por outro lado, serve da camuflagem  e dá  aparência de legalidade, institucionalidade, interesse geral, nacional ou social, actuações e decisões com interesses puramente patrimonialistas e de grupo!

À tempos atrás, tive a sorte de ler um livro sobre um reconhecido empresário, banqueiro, que chegou a ser investido como “doctor honoris causa” por uma importante  Universidade Europeia...Este empresário, que era um “zé ninguém” nos seus começos, era formado  em Direito e, por méritos próprios, estava a subir muito rápido, com demasiado arrojo,  arrogância e petulância, pondo em risco, interesses históricos consolidados, de grandes famílias e homens do poder... pois, acabou preso, lavando pratos na cadeia! Imaginem que este homem era tão conhecido, que na cadeia era tratado por “don” e os presos, decidiram proteger-lhe! Decidiu então escrever um livro que se chama o Sistema! Ele define o sistema, como “umas pessoas, não necessariamente “todas” do partido governante, dominam a sociedade e influem em todas as suas decisões. É  “o modo de organizar(-se) as relações reais de poder no seio de uma sociedade...”, como um “grupo de poder” que domina sobre a “inteligência, a política, o sector público, o sector privado” e cuja “estrutura, é um travão a existência de liberdades reais”, e que, exerce a sua influência, sobre os meios de comunicação social...” ; neste caso, alguns jornais, revistas, actos sociais, obras benéficas, etc. devidamente preparados, formam parte  da ponta mais visível do sistema...” e, etc. O poder real é tão forte, que o próprio Presidente da República, pode ser “vitima” do sistema! Há países, onde estes grupos são bem conhecidos...nos Estados Unidos por exemplo, é bem conhecido o poder dos “Lobby” e,etc., ....na Europa, as “lógias maçónicas” e outros, que não são conhecidos. Estes, diferenciam-se das “máfias”, principalmente, porque são os chamados “criminosos de colarinho branco”! Mas também são perigosos!

E em Angola, existe o sistema? Claro que existe...em Luanda está o “núcleo” do sistema...e os seus tentáculos (braços largos), em todo o país! Mas isto, fica para um próximo artigo!

É o sistema, estúpidos...vem da famosa frase: “é a economia, estúpidos”, que deu a vitória eleitoral, ao candidato, Willian Jéferson Clinton -1992, que suponho, todo o mundo conhece”.


* João Ondaka yasunga / (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Fonte: Club-k