Luanda – A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) anunciou no último sábado 15, em Luanda, a realização de um congresso extraordinário em Abril de 2013, para analisar a possibilidade de se transformar em partido. O anúncio da terceira força mais votada nas eleições gerais de 31 de Agosto consta do comunicado final da segunda reunião ordinária do Conselho Deliberativo Nacional. O congresso deverá realizar-se entre os dias 02 e 04 de Abril de 2013.

Fonte: Lusa

No discurso de encerramento, o líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, referiu que o congresso extraordinário constituirá "um novo ponto de partida (...) para que o ciclo histórico que catapultará Angola para a mudança" se inicie a partir daquele congresso e se realize em 2017.Abel Chivukuvuku disse que a CASA-CE "representa a esperança que um dia Angola possa verdadeiramente conhecer a mudança que tanto se espera".

A CASA-CE elegeu oito deputados e obteve 6 por cento dos votos a 31 de agosto. "Torna-se um imperativo da CASA-CE trabalhar profundamente, com afinco para produzirmos a alternância tão necessária para Angola", garantiu.

A coligação e outros dois partidos da oposição angolana (UNITA e PRS), apresentou na sexta-feira última no Tribunal Constitucional um recurso de contestação dos resultados eleitorais, que deram 175 deputados ao Movimento Popular de Libertação de Angola, partido que governa o país desde a independência, em 1975. O MPLA alcançou 71,84 por cento dos votos.

Na intervenção, Abel Chivukuvuku referiu que a resolução do Tribunal Constitucional sobre as reclamações dos resultados eleitorais de 31 de agosto vai encerrar mais um ciclo político da vida de Angola.  Tudo indica que "os mesmos que todos os dias açambarcam os recursos de todos os angolanos são os mesmos que mais uma vez açambarcaram o voto e a vontade soberana de milhares de angolanos", sublinhou.

"Vai, se os prognósticos assim se confirmarem, ficar provado que enquanto o nosso compatriota José Eduardo dos Santos for Presidente não teremos em Angola uma democracia plena, saudável e com todos os seus atributos", acusou. "A CASA-CE deve convidar e apelar todos os patriotas angolanos para não soçobrarem perante a desilusão colectiva que as injustiças e as ilegalidades, que caracterizaram as eleições gerais de 2012, trouxeram", pediu.

Em relação à possibilidade de a coligação se transformar em partido, Abel Chivukuvuku disse aos jornalistas que no congresso será feito um estudo da viabilidade jurídica e legal para se tomar uma decisão. "Faz parte dos acordos iniciais que levaram à constituição da CASA, no entanto, vai-se fazer simplesmente ainda um estudo da viabilidade jurídica, legal para depois decidirmos no congresso se vamos ou não dar este passo", acrescentou.

Na reunião foi aprovada a composição das várias comissões preparatória e técnicas especializadas do primeiro congresso extraordinário e decidida a realização de um Conselho Deliberativo Nacional na primeira quinzena de Fevereiro de 2013, para apreciação dos trabalhos das comissões criadas.