Luanda — Faz quase quatro meses desde que os dois activistas cívicos Alves Kamulingue e Isaías Cassule desapareceram. Muitos são os apelos para que estes sejam encontrados, mas o facto é que desde o dia 27 de Maio do corrente ano, em que os mesmos tentavam participar numa manifestação popular, jamais foram vistos.

Fonte: VOA

O general Abílio Kamalata "Numa", antigo secretário-geral e responsável da UNITA, alega que "tem quase a convicção" de que tanto Alves Kamulingue como Isaias Cassule terão sido executados.

"Dizem que estão vivos. Acho que é mais um teatro, os nossos compatriotas já não existem", disse Numa, apesar da esperança de alguns, sobretudo os familiares, que os dois estejam vivos e na cadeia. "Esperança bastante remota", ironizou o responsável da UNITA.

Kamalata Numa não crê que "estejam vivos, nem na cadeia, porque eles não cometeram nenhum crime" e não foram julgados. Considerando ainda que a prática de raptos volta a assombrar o país, com a recente acção contra a militante da UNITA, Alice Bengui, no qual diz que participaram elementos da OMA, a organização feminina do MPLA.

Para Numa, Alice Bengui "é diferente de outros que se deixam aliciar, numa clara alusão ao ingresso do general "Black Power", da UNITA, nas fileiras do MPLA. "Felizmente essas pessoas que tem estas práticas esquecem que nem todos são Tchindandi. Alice Bengui é patriota", concluiu.