Kinshasa – A direcção da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) confirmou à PNN que estão em curso várias acções que visam capturar os principais dirigentes da FLEC supostamente baseados na República Democrática do Congo (RDC).


Fonte: Ibinda


ImageSegundo fontes na guerrilha Angola terá reforçado recentemente os seus efectivos militares RDC e terá multiplicado as operações, juntamente com comandos do «Etat-Major de la Direction des Renseignements Militaires» (EM-DRM) chefiados pelo congolês «Pitchen», na captura de presumíveis dirigentes, e guerrilheiros, da FLEC no país.


A mesma fonte adiantou que a 19 de Agosto militares angolanos e congoleses tentaram capturar «um alto dirigente da FLEC» de passagem em Kinshasa. «Depois de terem forçado um familiar a localizar o chefe da guerrilha deslocaram-se rapidamente para o local indicado», contou a fonte em Kinshasa. Informado sobre a sua captura iminente o «dirigente da FLEC conseguiu escapar e refugiar-se numa base da guerrilha no interior de Cabinda» disse a mesma fonte.


«Amigos congoleses e angolanos têm-nos informado que está realmente em curso uma caça ao homem em Kinshasa com o objectivo de capturar todos os presumíveis elementos da FLEC na RDC», disse à PNN um ex-guerrilheiro residente no Congo. «Por questões de segurança aconselharam-nos a mudar permanentemente de residência e nunca dormir duas vezes no mesmo local. Mas é impossível porque não temos meios financeiros para tal» disse o ex-guerrilheiro.


Segundo um chefe militar da FLEC contactado pela PNN a «operação mista angolana/congolesa em curso na RDC pretende eliminar todos os presumíveis guerrilheiros da FLEC no Congo, não fazendo a destrinça entre quem é guerrilheiro ou refugiado, e foi escolhido o mês de Agosto porque os olhos do mundo estão apenas concentrados nas eleições em Angola».

(c) PNN Portuguese News Network