Lisboa – O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apelou, em Lisboa, ao povo angolano a não se deixar levar pela “maledicência de pessoas que se dizem amigos de Angola, mas que intentam dividir os angolanos”. Marcos Barrica falava para mais de mil pessoas, que na manhã desta quarta-feira assistiram, via TPA-Internacional, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a investidura do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Fonte: Angop
Image No seu pronunciamento, perante membros da comunidade angolana residentes em várias localidades de Lisboa, Porto e Algarve, o embaixador Marcos Barrica pediu para que os angolanos estejam “atentos e impeçam os intentos dos falsos amigos de Angola de dividir os angolanos”.

Adiantando que “o mais difícil já passou”, reafirmou os propósitos do país virados para “a consolidação da democracia e da reconstrução nacional”, pois, enfatizou, “temos liderança”, referindo-se às qualidades no Presidente José Eduardo dos Santos.

Sobre a importância, para o país, do acto da tomada de posse do Presidente da República, realizado em Luanda, considerou como sendo “um dia singular que abre uma página nova para a história do país”. Na sua opinião, o acontecimento é ainda sinónimo da “vontade de um povo e o engrandecimento de uma nação, que se vão consolidando”.

Quanto aos próximos cinco anos de governação, Marcos Barrica defendeu a necessidade de o povo angolano depositar confiança nos seus dirigentes relativamente aos compromissos assumidos. “Os próximos cinco serão da consolidação da democracia, da afirmação da nossa política interna e externa, do desenvolvimento da economia, do crescimento e de melhor distribuição da riqueza nacional”, disse o diplomata.

Promovida pela Embaixada de Angola em Portugal e pelos seus Consulados-gerais em Lisboa, Porto e Faro, a iniciativa visou congregar a comunidade angolana e amigos de Angola num único recinto, para o acompanhamento, em directo, do acto de investidura do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e do vice-presidente, Manuel Vicente.