Luanda - O líder da UNITA, maior partido da oposição em Angola, anunciou que vai suspender o seu mandato para se dedicar ao seu partido. Isaías Samakuva disse no final da reunião constitutiva da Assembleia Nacional, esperar que o parlamento se afirme como fiscalizador dos actos do executivo durante os cinco anos de mandato.

Fonte: RNA

“Para o futuro, o que eu quero esperar é que a Assembleia Nacional se afirme como órgão de soberania independente do executivo, tenha uma acção independente de fiscalização da acção do governo. Vou suspender o meu mandato, para dedicar o meu tempo a actividade partidária”, disse Samakuva.

Já o presidente da CASA-CE, actual segunda maior força política da oposição, também não ocupará o seu lugar na Assembleia Nacional.

Abel Epalanga Chivukuvuku disse na quinta-feira, 27/09, no final da reunião constitutiva da Assembleia Nacional, que quer dedicar mais tempo a coligação, mas pretende ver um parlamento que faça um trabalho positivo para o país. “Estamos a começar, foi bom termos tido uma pequena discussão para ver se assentamos bases que nos permitam fazer um trabalho sério, legal, adulto e positivo para o país, portanto, agora mãos a obra. É responsabilidade tomar posse porque os cidadãos nos elegeram, mas eu vou dar prioridade ao congresso extraordinário que nós teremos, a tarefa de construir a CASA para os próximos desafios”, esclareceu.