Luanda -  Surgiu na província da Huila, com realce na cidade do Lubango manifestações de contestação   respeitante a nomeação de João Marcelino Tyipingue (na foto)  para o cargo de  governador da província. O sentimento é extensivo a   sectores  do seu próprio partido o  MPLA, que levaram a cabo uma recolha de assinaturas/abaixo assinado para solicitar a  Eduardo dos Santos a anulação da nomeação. 


Fonte: Club-k.net

Tem fama de ser tribalista

Até a data da sua nomeação,  João Marcelino Tyipingue dedicava-se a deputação e ao  cargo de 1º Secretário Provincial do MPLA que ocupa a mais de  20 anos.  A contestação a sua nomeação em repulsa a particularidades  de ordem tribais que o levam a dar  primazia aos nativos  “Tyilongo Tchetu”.


 “Não vai  trazer nada de novo para esta província, em particular para esta cidade do Lubango, pelo  facto de ser muito permissível para com os seus subordinados, particularmente por não ser um modelo em termos de disciplina  laboral, tendo ao longo do seu mandato no partido  provado ser nepótico e tribalista, preferindo trabalhar com analfabetos para que esses lhe sejam subservientes” disse um militante do MPLA naquela  província.


“ Muitos Huilanos ainda tem esperança que o Presidente da República reveja a sua intenção, que ao que tudo indica poderá comprometer todas as iniciativas que  Isaac dos Anjos projectou para esta província que terão sensibilizado todos aqueles que gostaria de ver  a província da Huíla diferente daquela que foi imagem de Ramos da Cruz”, disse a mesma fonte.


“ Neste momento que vos  escrevo acaba de terminar a manifestação de repúdio contra a nomeação de João Marcelino Tyipingue  para o cargo Governador Provincial da Huíla. Entre os manifestantes figuram membros do MPLA, empresários locais, estudantes  e membros da sociedade civil. Não é novidade, porque todos preferem Isaac dos Anjos” Escreveu um identificado leitor, em carta endereçada a esta redação.


Segundo este leitor “A tristeza estende-se até aos funcionários dos bancos sejam eles  privados ou de capitais públicos e esta é justificada pelo facto de o actual 1º Secretário do MPLA ser apologista e promover abertamente o tribalismo.”


Um outro leitor, escreveu para lamentar que  “O  Presidente da República não gosta da Província da Huíla porquanto a se o afastamento de Isaac dos Anjos deve-se as crispações que houveram entre Tyipingue, mas deve-se destacar o facto de que a vitória do MPLA na Huíla deve igualmente pelo trabalho de Isaac dos Anjos. porque de contrário a Tchavola nunca teria votado massivamente para o Partido no Poder.”