Ottawa – Terminaram, neste final de semana, no Canadá, as actividades culturais e recreativas promovidas pelas associações comunitárias angolanas, com o apoio da embaixada de Angola, para relembrar a figura do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.
 

Fonte: Angop


As actividades para celebrar o17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, foi comemorado em todo país e no estrangeiro sob o lema “Honremos o Legado de Neto, combatendo a fome e a pobreza”.
 
 
Na cidade de Ottawa, a comunidade angolana local promoveu, no dia 22 do corrente mês, um debate subordinado ao tema “mensagem política e poética nas obras de Agostinho Neto”, para analisar o seu conteúdo intrínseco.
 
Para o orador Carlos Gomes da Silva, a mensagem de Neto tinha como principal alvo a camada mais desfavorecida da sociedade angolana na era colonial por ser a que menos oportunidades tinha para desenvolver-se e melhorar a sua condição.
 
Por isso, segundo o palestrante (professor de literaturas modernas na universidade de Ottawa), era necessário despertar essa camada da sociedade sobre a sua condição e motiva-la a engendrar a mudança.
 
Na óptica do orador, essa parecia ser o principal impulso que levou Neto a compilar os seus poemas, daí nunca se considerar um poeta, mas alguém que usava a poesia para difundir a sua mensagem aos mais desfavorecidos, e no caso especifico a grande maioria dos nativos de Angola.
 
Ao usar da palavra, o chefe da missão diplomática angolana no Canadá, Agostinho Tavares, explicou aos presentes que o legado de Neto continua a ser seguido pelo actual executivo que o tem materializado com a implementação de diversos programas de eliminação da fome e da pobreza em toda extensão geográfica de Angola.
 
Após fazer uma explanação da vida de Neto e a sua projecção internacional, concluiu que o seu exemplo deve ser seguido por todos aqueles que amam profundamente Angola.
 
A palestra foi antecedida de um documentário que abordou a vida de Neto, tendo ressaltado os aspectos mais relevantes da sua juventude, o seu engajamento académico e político, com várias prisões pelo meio e que culminou com a sua eleição ao posto mais alto do MPLA e consequentemente de Angola.
 
 
Por sua vez, os angolanos residentes na cidade de Toronto celebraram o dia do Herói Nacional, este final de semana, com uma palestra “Heróis Obscuros”, proferido pelo professor de História Africana na Universidade de York em Toronto, José Curto.
 
O orador fez a alusão ao papel desempenhado por algumas figuras históricas de Angola, como Kimpa Vita, Rainha Ginga Mbandi, bem como a D. Ana Joaquina Silva e Santos, entre outros.
 
No dia 17 de Setembro foi realizado naquela cidade um grande espectáculo que levou ao palco o cantor Don Kikas, bem como alguns músicos portugueses radicados em Toronto.
 
A cidade de Montreal celebrou igualmente a data neste final de semana com a apresentação de um filme de curta metragem sobre Agostinho Neto e uma exposição fotográfica sobre os momentos que mais marcaram a vida do fundador da nação angolana.