Benguela   - Pelo menos no que diz resepeito ao antigo Ministério do Urbanismo e Construção, hoje partilhado em Ministério da Construção e Ministério do Urbanismo e Habitação, a tese é um facto.


Fonte: Club-k.net

ImageÈ que desde a saída o carismático arquitecto Joaquim Sebastião do cargo de Director Geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola-INEA, as autoridades parecem não encontrar um quadro capaz, como terá sido o jovem Arquitecto formado pela Universidade Agostinho Neto-UAN com uma pois-Graduação no Brasil. Para substituí-lo interinamente, Quim Sebastião, como é também conhecido no seu círculo restrito e familiar, não parece haver alternativa possível.


Nomeado para um mandato de 6 meses Coordenador da Comissão de Gestão do INEA, Molares D´Abril, igualmente Engenheiro formado pela UAN, já está á caminho do seu 3. ano. O mais paradoxo neste embróglio, é que Manuel Molares D´Abril é duplamente Director Nacional, pois ele é ao mesmo tempo, o Director do Laboratório Nacional de Engenharia de Angola-LEA, aí ao Bairro Prenda. Tanto o INEA como o LEA são órgãos tutelados do então Ministério do Urbanismo e Construção, cujos Directores são equiparados á Directores Nacionais.


Será que assim é “distribuir melhor “ como José Eduardo dos Santos vem prometendo e propalado desde que terá ganho as eleições de 31 de Agosto último, contestadas em uníssono pela oposição e vários sectores da Sociedade Civil?


Ao tempo de Joaquim Sebastião, pelo menos o INEA funcionava. Funcionava pois as empreitadas eram pagas, aos soluços mas eram pagas. Hoje, com o Super-Director Nacional do LEA e do INEA e de talvez de mais qualquer coisa, nem aos soluços o INEA funciona. Estagnação é o estado em que se encontra o INEA. Constam que empresas há que há mais de 5 anos, não vêm remunerados seus serviços de empreitada e muito menos os de fiscalização.


Dentro da minha humilde visão e conhecimento, penso que uma substituíção deveria pautar pela melhoria e não pelo retrocesso. Se Molares D´Abril não consegue sequer apresentar um LEA funcionável e capaz de responder as espectativas de “Laboratório Nacional” como poderá tirar o INEA da improductividade e infuncionabilidade á que está deitado, desde que o dinâmico e diria mesmo competente jovem arquitecto Joaquim Sebastião dele compulsivamente se terá “divorciado”?


Façam uma breve visita ao seu “reino” aí ao Bairro Prenda e constatem in locu quantas viaturas novas, muitas delas equipadas com meio técnicos para serviços especiais de Engenharia, aí estão estacionadas há meses em clara demonstração de desperdício dos bens públicos? Será que todas as Direcções Provinciais do LEA terão um Chevrolet Spark ou um Mercedes Sprinter, das muitas que estão estacionadas por detrás daquelas muralhas? Ou já que

o Sr. Molares é tão competente que sua competência lhe outorga o direito de tamanhos execessos? È tão dificil encontrar alguém capaz para dirigir uma instituíção tão importante e necessária para o país como INEA, numa altura em que se fala de “valorização dos quadros nacionais”?

Haja justiça, haja mais angolanidade e sentimento pelo sofrimento do próximo

Primeiro o Angolano
Segundo o Angolano
 Terceiro o Angolano, o Angolano Sempre!