A carregar...

Jorge Valério Coelho da Cruz - In Memorium

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda  - Jorge Valério Coelho da Cruz nasceu a 11 de julho  de 1992. Os primeiros três anos de vida passou na rua das Beiras, bairro Terra Nova, Rangel. Filho de António Cristo Coelho da Cruz e de Euridice Paula Sebastião, é caçula entre três irmãos.


Fonte: SA

Aos três anos de idade parte com a família para Portugal, a acompanhar o pai que na altura era basquetebolista e havia sido contratado por uma equipa lusa. Acomodam-se em Torres Vedras, no Distrito de Lisboa, seguindo depois para Vila Nova de Gaia.


Foi ali onde faz os seus estudos primários e permaneceu até à adolescência. Um dos seus defeitos, muito por conta da convivência, quase desde a nascença, com a cultura portuguesa e a raça branca, dizia sempre, quando criança, que não era negro. Mesmo depois de crescido mostrou sempre sinais  de aculturação. Jorge Valério era um rapaz de personalidade forte, era alguém que não gostava de levar desaforos para casa e engolir sapos não fazia parte do seu dicionário, tão pouco do seu quotidiano, como diz um seu parente.


«Era um rapaz muito calmo, um miúdo muito fino. Nunca foi amigo de bebidas alcoólicas. Ele podia ter algumas diferenças com os irmãos, mas nunca com vizinhos ou pessoas de fora», agrega o seu familiar.


Em 2008 regressa a Angola definitivamente. Em Luanda, Jorge Valério continuou os seus estudos no colégio Miramar, onde tinha uma tia como directora. Essa escolha foi intencional porque permitia aos familiares terem um maior controlo e melhor acompanhamento do menino. E por conta disso, ele sempre foi um aluno aplicado. Sempre apresentou boas notas.


Jorge Valério era um rapaz muito carismático, principalmente no seio das meninas e também muito vaidoso. Gostava de ginásio, não por desporto, mas para manter o corpo escultural. Não hesitava em pegar uma t-shirt nova do irmão mais velho ou até um perfume para aparecer bem.


No principio do ano corrente fez o teste para ingresso na Universidade Lusíada de Angola, curso de gestão de recursos humanos, em que aprovou. Estava a frequentar o primeiro ano do referido curso. Até à data da sua morte o jovem mantia uma rotina que se limitava a encontros com os amigos (às vezes até altas horas), escola, casa e nos finais de semana gostava de se divertir. ■






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Cremilds Quituxe 30-01-2013 15:19 #39
não conheci o Jeorge mas todos os dias penso no jeorge e doi muito, temo pelos meus irmãos,olho para a fotografia do jeorge e vejo-os a eles, pergunto-me como mãe que sou, o que estará a sentir a mãe do jeorge? o que fez de tão grave pra aqueles se é que se pode chamar de gente serem tão frios e maldosos com um menino tão novo com planos para o futuro . A mãe do Jeorge digo mamâ força de certeza que teu cassula está bem guardado na companinha de Deus e seus Anjos e assim como eu muitas são as mães e não só que têm rezado pela alma do teu cassula e pedir a justiça de Deus não percas a fé nele ele está ai a olhar por ti e a dar_te forças posso imaginar mas não sei nem de longe o tamanho da tua dor mas podes confiar em Deus o lugar de Lixo é no lixo e esses Zumbies vão pagar daria tudo pra te poder dar um abraço
0 SC 19-10-2012 14:16 #38
Lamento muito pelo o que aconteceu a esse jovem rapaz....... respeito as opiniões de todos... até certo ponto vejo graça lendo os comentários que muitos fazem... brincando de dectetives ou mediuns... mas la bem no fundo do meu coração existe uma grande dor... não se deve tirar a vida a ninguem, e nem se deve desejar que a mesma desgraça recaia sobre os outros (familiares etc) so porque as pessoas dizem aquilo que não queremos ouvir por mais, que dizem coisas incovinientes .... nesse momento devemos todos rezar por essa e outras almas que violentamente tiveram o meu destino.....A pessoa que deu essa reportagem disse algumas coisas que geraram interpretações diversas assim como os nossos comentários ..... INFELIZMENTE ACONTECEU agora vamos todos juntar as nossas ideias para juntos arrajarmos uma solução.. para evitar acontecimentos futuros, destinos dos criminosos e como agir face a esta situação..... JA IMAGINARAM... SE CADA UM FAZER JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MAOS...... SERIA UM CAOS.... e isso Angola ja tem que sobra.
0 caem por ti Valério 10-10-2012 22:10 #37
Foste a enterrar, sob o choro não só dos teus familiares, amigos e colegas, mas também de muitas pessoas que nem sequer tiveram a oportunidade de te conhecer.
Ó Valério... não eras com certeza a melhor pessoa do mundo, o melhor colega na turma, o melhor vizinho no bairro e enfim. Afirmo isto quase que com certeza, mesmo não tendo tido a oportunidade de te conhecer pessoalmente, mas também não acredito que eras ruim, e tão ruim a ponto de ser tratado da forma como fostes até a morte.
Valério, a comoção e grande, e muitas pessoas se perguntam que de tão mal fizestes, para darem o fim a tua vida, algo que ninguém tem direito, por mais mal que fizesses. O que se ouve falar de si, o que se vê em algumas fotos, espelha a imagem de um jovem alegre, cheio de vida e com muito para dar. Afinal eram só 20 anitos, e qualquer um com esta idade é com certeza um potencial cidadão nos mais variados aspectos da vida de um país em que um jovem pode ser inserido.
Não. Não queria assim. Não queria lhe conhecer por esta via, ou seja, pelo mal que te fizeram, pois para mim seria bom poder conhecer-te como o rapaz que afinal sonhava ser músico, e porque não mesmo como músico, e grande músico, ou quiçá como um bom gestor de RH, já que é a formação que estavas a frequentar na universidade.
Meu jovem, estas palavras são para si, apesar de as não poderes ler, e também assim não seria, se esta tragédia não atingisse o seu ser. Mas acredito que Deus Pai todo-poderoso te guardará na sua eterna glória.
Para a sua família, queria desejar coragem, mas para quê, se tal ferida sei que jamais sarará nos corações daqueles que sempre foram muito próximos de ti?
Resta-me pedir, que justiça seja feita, e deixar a seguinte mensagem a todos. “Antes de pensares em fazer mal à alguém, pensa ainda nos prejuízos que poderás causar a esta pessoa e a si mesmo”
0 nuria 10-10-2012 21:06 #36
Xte caso e disumano a morte deles pd n ser a cadeia mais sim o desgosto
0 Anônimo 10-10-2012 20:52 #35
Tem toda razão , deveríamos discutir a pena de morte para certos crimes em Angola e tenho a certeza que se assim fosse o Jorge Valerio estaria vivo porque esses assassinos não teriam agido assim dessa forma brutal. É hora de abrir um debate antes que não nos tornemos em um País de assassinos frios e impunes. PENA DE MORTE PARA CASOS COMO ESTES , quem Matar assim MORRE LOGO.
+2 alex 10-10-2012 14:43 #34
Concordo plenamente com o ex fapla quando diz que com um pouco mais de prudencia e contencao o malogrado poderia perfeitamente ter ecossistema o pior. Nesse caso o seu genio, aquela parte do seu carácter de nunca levar desaforo para casa lhe custou a vida
-5 Deusa 09-10-2012 13:57 #33
REVERENDO, neinguem está a dizer que ele era SANTO, assim como tu não es, mas independentemen te do que ele era ainda assim que não o tirassem a vida "Gindungo no olho do outro e refresco", se fosse com o seu irmão ou irmão? tenho a certeza não fazrias esse comentário seu ipocrita.
-6 suzana 09-10-2012 13:50 #32
EX-FAPLA, seria bom que apanhassem um dos teus irmãos ou irmãs pelo tal grupo e fizessem o mesmo que fizeram com o Jorge para sentires o que é bom para tosse, não brica com os sentimentos dos outros essa não é hora para esse tipo de comentário menos abonatórios, sem nexos eu se fosse você iria hoje mesmo a igreja pedir perdão pelas neiras que andastes a comentar me paresses mais alguem com desiquilibrio mental do uma pessoa sã, não se tira a vida de ninguem seja quem for por isso e que no nosso país não existe a pena de morte se o jorge foi tudo o que andanstes por ai a dizer ainda assim estes individuos não tinham o direito de o tirar a vida no mundo cada um é como é cada um tem seus defeitos, tenho a certeza que tu também tens os teus, porq com estes teus comentários algo me diz que es uma pessoa arrogante e ditador (a), cruel, sem afecto faça-nos um favor feixa essa boca que so diz as asneiras quando abres.
0 PADRE PASSAGEM 09-10-2012 13:39 #31
Doeu me bastante a morte de um jovem que não conheço... como será a dor da mãe. e dos familiares e amigos..
lutar pela vida temos de nos envolver todos. Não pode ser apenas quem está afectado.mesmo o bairro, seus sobas, administradores , encarregados de família devem se indignar e se pronunciar pela radio ou mesmo em conversas...por que hoje foi com Jay e amanha será connosco os pobres...
Padre Passagem 923543925 [email protected]
0 PADRE PASSAGEM 09-10-2012 13:38 #30
Doeu me bastante a morte de um jovem que não conheço... como será a dor da mãe. e dos familiares e amigos..
luar pela vida temos de nos envolver todos. Não pode ser apenas quem está afectado.mesmo o bairro, seus sobas, administradores , encarregados de família devem se indignar e se pronunciar pela radio ou mesmo em conversas...por que hoje foi com Jay e amanha será connosco os pobres...
Padre Passagem 923543925 [email protected]
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL